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Thais O. Watanabe

Autor: Thais O. Watanabe

Recepções e Salas de espera – ambientes de saúde - a importância da ambientação correta.

30/4/2015 - São Roque - SP

Ambientes de saúde (clínicas, consultórios, laboratórios, etc), devem obedecer a uma série de normas rigorosas, e por estes motivos corretamente planejados.

Quantas vezes entramos nestes locais, mesmo que para aguardar um amigo ou parente, e nos damos conta que aquele local parece qualquer coisa, menos um ambiente de saúde?

Espera angustiante, ou oportunidade para descansar da agitação diária?

Pode a princípio até parecer a princípio um capricho, mas analisando os aspectos técnicos, a organização desses espaços pode interferir diretamente no estado de saúde emocional do paciente ou mesmo do acompanhante, levando também em consideração que os usuários dos espaços de recepção, são instrumentos importantes em favor das vendas de produtos e/ou serviços oferecidos.

O projeto adequado destes ambientes torna-se imprescindível como fator impulsionador do negócio.

 

BALCÃO X MESA:

Cada ramo de atividade específica vai determinar a escolha certa.

Mesas: atendimento humanizado – tendência.

Balcão: atendimento dinamizado, mais rápido.

 

CORES:

- Cores suaves e neutras: tranquilidade e conforto.

- Cores intensas e quentes: vida e energia.

- Combinações com listras, arabescos, formas geométricas: espaços alegres e descontraídos.

- Evitar o uso de branco 100% nas paredes.

- Preferidos os tons pastéis.

- Cadeiras e demais peças devem ter cores relacionadas às adotadas, porém com tons de maior contraste.

 

CLIENTES ESPECIAIS:

Os portadores de necessidades especiais devem ser necessariamente bem atendidos também nos espaços destinados à espera. A usabilidade dos ambientes por todas as pessoas deve ser garantida por dispositivos seguros, ergonômicos e de fácil utilização.

 

SANITÁRIOS:

- Cores claras.

- Dimensionamento confortável.

- Bem ventilados e iluminados.

- Higienizados.

 

ÁGUA E CAFÉ:

- Água, café, chá, suco, lanches: levar em conta a qualidade dos produtos e público alvo. Localização de fácil acesso.

 

DISTRAÇÕES:

- Música: suave e volume moderado.

- TV: Controlar o volume e programação. Optar programação que agrada a todos ou mesmo, por vídeos educativos e instrutivos de curta duração, trazendo informações (causas, sintomas, tratamentos, etc).

- Acesso à internet.

- Revistas e jornais atualizados, variados e bem conservados.

- Brinquedos: presença obrigatória, duráveis e sem riscos de acidentes. A higienização destes deve ser diária.

 

QUE HORAS SÃO?

- Relógios de parede jamais! Eles realçam para o paciente um eventual atraso do profissional que ele está aguardando e pode aumentar ainda mais a ansiedade.

 

VENTILAÇÃO E ILUMINAÇÃO:

- Ambientes bem ventilados.

- Temperatura ideal para conforto: 22ºC.

- Manutenção periódica assídua dos equipamentos de ventilação e ar-condicionado.

- Recursos de luz natural e design: humanização do espaço.

- Quando o layout não permite janelas, usar espelhos para criar sensação de amplitude no ambiente.

- Ambientes bem iluminados dão sensação de bem-estar aos pacientes.

 

CIGARRO

- Plaquetas indicativas podem ser usadas, mas o texto “obrigado por não fumar”, que é mais simpático do que “proibido fumar”.

 

DECORAÇÃO

- Esconder aquilo que só os profissionais acham bonito, como fotos de cortes de dentes, articuladores montados ou coleção de peças usadas em implantes.

- Bons quadros e objetos de decoração humanizam o ambiente e devem seguir critérios de unidade, a sua escolha pode ser orientada também pelo arquiteto ou designer de interiores.

 

Dimensionamento para salas de espera - estimativa:

6 pessoas              1 recepcionista                   12 a 15m²

12 pessoas            1 recepcionista                   17 a 22m²

20 pessoas            2 recepcionistas                  27 a 36m²

50 pessoas            2 recepcionistas                  65 a 89m²

100 pessoas         3 recepcionistas                  131 a 175m²

 

** As áreas e quantidades acima são estimativas, podendo variar conforme as características do projeto de cada ambiente, quantidade de pessoas na equipe de atendimento e caraterísticas do imóvel e dos equipamentos utilizados. Conforme o ramo de atuação uma pessoa na recepção pode atender números maiores de clientes que os da tabela. Equipamentos eletrônicos para controle de senhas de atendimento aumentam a eficiência da equipe.

 

 

 

Thais O. Watanabe

Arquiteta | P.M.P.

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