ColunistasCOLUNISTAS

Eliana Vita

Autor: Eliana Vita

Leites Vegetais X Leites Animais

15/4/2016 - São Roque - SP

 

   A principal diferença entre os leites vegetais e animais está na sua origem. Enquanto os leites vegetais são produzidos a partir de grãos e sementes e raízes, os leites de origem animal são extraídos de mamíferos, como os leites de vaca, de búfalo e de cabra. Normalmente, os leites vegetais são mais leves, com menor quantidade de gorduras saturadas e apresentam o sabor natural do seu ingrediente básico. Já os leites de origem animal contêm um aroma e sabor característico do animal, sendo mais forte e com maior quantidade de gorduras saturadas, tornando-se mais difíceis de digerir.

   Os leites de origem animal são excreções produzidas por glândulas mamárias de mamíferos e servem como alimento para os filhotes nos primeiros anos de vida. Estes também são utilizadas na alimentação de humanos, tanto na infância, como na fase adulta. Possuem proteínas, gorduras, lactose e minerais, variando as quantidades de acordo com cada espécie.

   O leite de vaca é o mais utilizado pelos humanos e indicado como a principal fonte de cálcio na alimentação. Também contém potássio, vitamina D e uma proteína própria chamada caseína. Serve de base para muitas receitas.

   Os leites vegetais apresentam diversas funções no organismo humano:

- Suas proteínas atuam no sistema imunológico, na formação da cadeia de DNA, nos músculos, pele e cabelos.

- Ricas em potássio, selênio, cobre zinco, manganês e ferro.

- As bebidas vegetais surgem como uma opção ao leite, com a vantagem de serem livres de colesterol, caseínal e lactose.

- Podem ser consumidos por qualquer pessoa e são especialmente indicadas para aquelas que possuem sensibilidade ou alergia tanto à lactose quanto à proteína do leite, ou, simplesmente para quem opta por não consumir alimentos de origem animal, como é o caso dos veganos.

- São mais digestivos e proporcionam melhor qualidade de vida.

- A alimentação deve ser equilibrada para suprir a necessidade de cálcio e outros minerais. Portanto, devemos sempre observar o que contém os alimentos de nutrientes e evitar os alimentos que contêm produtos não naturais.

   Tanto os leites animais como os vegetais são alimentos complementares na alimentação de uma maneira geral e podem se substituíveis por outros alimentos. Os leites vegetais orgânicos quase não apresentam efeitos colaterais, não apresentam históricos de sensibilidade e contraindicações como os leites animais.

   Para quem deseja emagrecer ou manter a forma o leite vegetal é menos calórico que o leite animal. É facilmente substituído pelo leite animal nas receitas e muito nutritivo.

   No decorrer da semana iremos orientar os clientes interessados a aprender como fazer leites vegetais caseiros e seus benefícios. Ensinaremos a fazer leite de arroz, amêndoas, avelã, nozes, inhame, côco, quinua, aveia, enfim, existe uma infinidade de sabores rica em vitaminas e proteínas necessárias a um bom desempenho do metabolismo.

   Para quem quiser também podem encontrar os leites vegetais prontos no Empório Natural Suave Essência localizado em São Roque na Avenida Antonino Dias Bastos (Marginal), 1065 - Centro.

   Um diferencial para ter um corpo saudável, mas não esquecendo também de cuidar da nossa mente e das nossas emoções, todos fazer parte de um mesmo contexto.

*Dúvidas e maiores informações: (11) 4719-1048 e-mail: suave.essencia@yahoo.com.br,

   Caso tenham dúvidas ou necessitarem de mais informações sobre a matéria, por favor, entrem em contato será um prazer atendê-los.

   Tenham um final de semana maravilhoso e iluminado!

Eliana Vita

CRT 41314

Psicoterapeuta Holística

Instagram: @suaveessenciasemgluten

Facebook: Holos Psicoterapia Vita/Suave Essência – Produtos Naturais, Integrais e Orgânicos.

Compartilhe no Whatsapp