ColunistasCOLUNISTAS

Thais O. Watanabe

Autor: Thais O. Watanabe

Reforma em tempos de crise.

3/5/2016 - São Roque - SP

Em tempos de crise e de contenção de gastos fica bem complicado pensar em reformar ou mesmo redecorar nosso estabelecimento comercial.

Existem casos que, não é possível fugir da reforma, tais como: atender normas da vigilância sanitária, manter em dia documentação e equipamentos de segurança e bombeiros, reparos urgentes, ou mesmo informatizar áreas para facilitar o trabalho.

 

Por este motivo um bom planejamento é fundamental para:

- Saber exatamente: o que precisa reformar; quais as necessidades; como seria feito; em quanto tempo; qual o custo previsto.

- Não ter surpresas tais como: imprevistos de obra ou mesmo na fiscalização; proposta não compatível com órgãos que aprovam: vigilância sanitária, prefeitura local, cpfl, bombeiros, normas trabalhistas, etc.; custo da obra; prazo inviabilizando a reforma.

- Organização de ideias e planejamento de metas;

- Orientação em busca de informações detalhadas;

 

Para balancear as decisões em caráter de urgência vale a pena pensar em itens tais como:

- As necessidade de mudança são estéticas ou preventivas (móveis danificados, etc)?

- As mudanças em caso de informatização são para: evitar perdas ou otimizar trabalho?

 

Em caso de reforma para melhorar a estética da loja almejando aumentar o nível de atratividade e atingir o público alvo desejado, é fundamental a contratação de um profissional capacitado e experiente, para desta maneira otimizar o processo de reforma e adaptação.

 

Thais O. Watanabe

Arquiteta - P.M.P.

Compartilhe no Whatsapp