ColunistasCOLUNISTAS

Ângela Schiezari Garcia

Autor: Ângela Schiezari Garcia

Iniciação Literária

2/8/2016 - São Roque - SP

Em retrospectiva Laura detalha aspectos significativos referentes ao seu processo de iniciação à escrita. Sempre envolvida em papéis, livros, lápis, canetas e óculos. A surpresa mais fantástica recebeu aos oito anos de idade, no Natal: uma escrivaninha, o marco inicial da sua vida literária.

A grande dificuldade, porém, foi justamente o fato de na época ignorar essa qualidade inata e não desenvolvê-la como deveria. Também por timidez transformava vivências profundamente emocionais em palavras, frases e orações. Sentia-se aliviada em liberá-las.

Nos primeiros anos escolares, a língua portuguesa era sua disciplina preferida, em que obtinha melhor aproveitamento. Agendas, diários, cartas para amigos e desconhecidos eram o passatempo predileto.

Na adolescência participava com textos em confraternizações, palestras educativas e críticas no jornal local. Muitas vezes solicitava o auxílio de professores da área para as devidas correções.

Nada projetável profissionalmente, pois a insegurança e a falta de um mestre bloqueavam as ideias criativas.

Anos em vão... Escrita linear, vocabulário pobre, embora com o português correto. Laura persistia sem técnica.

Continuou desenvolvendo a escrita, agora na elaboração de textos para teatro e histórias infantis utilizadas durante as aulas.

Em conversa com um amigo sobre profissão, revelou o seu descontentamento e ao mesmo tempo a ânsia de realizar o sonho de ser escritora. Quem sabe um dia publicar livros. Esse amigo sugeriu que procurasse a Casa do Escritor e forneceu-lhe o telefone.

Laura marcou para o dia seguinte uma entrevista com o escritor responsável que a convidou  a participar de um curso de “Introdução à Literatura”.   Observou-se então, significativo progresso quanto ao desenvolvimento de sua capacidade original criativa.

A partir desse acontecimento, cada vez mais ela pode certificar-se da importância da arte como fator de sensibilização, autoconhecimento e realização pessoal.

 

 

Ângela Schiezari Garcia

CREF 000690-G /SP - CREFITO 162573-F

Educadora física e fisioterapeuta

Terapeuta Floral - Joel Aleixo

Osteopata, terapeuta self-healing e de leitura biológica

 

Studio Prátik – Rua Pedro Vaz, 291 – Centro

São Roque – SP – CEP: 18130-490

Fone: (11)4784-6289

Compartilhe no Whatsapp