ColunistasCOLUNISTAS

Murilo Mendes Maciel

Autor: Murilo Mendes Maciel

Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos

5/9/2016 - São Roque - SP

Na antiguidade chinesa, encontramos uma figura que alguns chegam a considerar mito; mas, o fato é que o grande general e filósofo Sun Tzu, que a tempos deixou ao seu povo a obra que chegou até nós - A ARTE DA GUERRA - onde encontramos escrito:"Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos".

Obra esta muito utilizada não apenas no meio militar e na área da segurança, mas, na área de gestão. Onde administradores tem procurado seguir seus princípios filosóficos.

Comandar muitos é uma grande responsabilidade, mas, comandar poucos exige a mesma estratégia e tática empregada no comandar muitos.

Na Bíblia  Sagrada também encontramos um grande exemplo de organização, focada em um propósito. No caso bíblico é a história de Gideão; onde este com 300 homens distribuidos em 3 companhias enfrenta o exército dos Midianitas e Deus lhe dá vitória.

A organização sábia; surte resultados que prosperam empreendimentos.

Uma nação de grande porte e potencial precisa possuir uma organização sábia; que coloque as pessoas certas nas funções certas, e estas tenham condições de trabalhar unidas em um mesmo propósito.

Procurando seguir este princípio, gestores teram êxito em suas atividades independente de sua área de atuação.

Para que esse êxito se torne em sucesso; Deus deve estar no controle e em primeiro lugar; abençoando o empreendimento, a empreitada, a atividade.

Compartilhe no Whatsapp