ColunistasCOLUNISTAS

Murilo Mendes Maciel

Autor: Murilo Mendes Maciel

Os homens são conquistados muito mais pelas coisas presentes

20/9/2016 - São Roque - SP

O coração humano é enganoso, como nos diz o Livro Sagrado Cristão, a Bíblia. Disso já tinha ciência o grande pensador italiano, autor da célebre obra intitulada O PRÍNCIPE.

Sim, Nicolau. Não o santo que chamam papai noel e no natal vem com suas renas entregar seus presentes para quem estiver com o nome na lista dos bons meninos. Aqui o Nicolau de que falamos é Maquiavél. Conselheiro de nobres que até nossos dias continua ecoando no seio universitário.

Feitos presentes conquistam facilmente almas sedentas pelos mesmos.

Em uma das versões de O Mágico de Oz; um farsante é transformado em um mágico para atender os anseios de uma população que esperava por um salvador da bruxa má.

Constantino, com suas tropas atravessa o Rio Rubicão para libertar Roma.

Napoleão, é trazido da guerra como uma esperança para a França.

As ações presentes de grandes personalidades como as que destacamos acima; demonstram como o povo é facilmente conquistado por brilhos impactantes.

Personalidade forte, grande carisma e ótima oratória somados a tendencia do momento conseguem conduzir milhares.

Muitas lideranças surgem a partir deste princípio, seguindo as orientações maquiavelicas a risca, o que dá para perceber pelas atitudes do lider: ato por ato, passo por passo.

Um lider ao agir de maneira sábia e prudente cairá nas graças do povo; já aquele que proceder néciamente irá da ruína à desgraça.

As virtudes dos nobres devem ser buscadas e preservadas por lideres que objetivem sussesso; como o Rei Salomão. Soube pedir o conselho certo à pessoa certa. Pediu sabedoria à Deus e recebeu muito mais em abundância. 

Conheçamos o maquiavelismo, mas, confiemos em Deus.

Compartilhe no Whatsapp