ColunistasCOLUNISTAS

Anderson Zanchin

Autor: Anderson Zanchin

Coach, Coachee, Coaching, o que é tudo isso?

7/2/2017 - São Roque - SP

Núcleo brasileiro de Coaching Fala pessoal... primeiramente quero agradecer aos e-mails que me foram enviados me perguntando sobre o curso de coach que fiz este mês com o mestre Osmar Trindade, da NBC – Núcleo Brasileiro de Coaching.

Para quem me acompanhou pela live, viu que fiquei 2 finais de semana em Atibaia em treinamento, para concluir mais este objetivo.

Antes de mais nada vamos as dúvidas e interesse geral do pessoal.

O QUE É COACHING (Segundo dados da NBC)

Coaching é uma parceria criativa com o cliente, com foco na implementação de mudanças específicas e significativas na vida pessoal e / ou profissional do cliente.

O Processo de Coaching proporciona uma Solução Focada, movendo o cliente em relação aos seus resultados futuros desejados, em vez de concentrar-se em experiências ou as razões do passado para a insatisfação no presente. O que chamamos de terapia, entra em profundidade sobre várias questões e geralmente lidam com o passado. E existe ainda a Consultoria que geralmente resulta em dar as respostas do cliente. O coaching se concentra principalmente sobre o presente e o futuro orientando para a ação.

COACH
Profissional que exerce a profissão

COACHES
Plural de Coach

COACHEE
Indivíduo que passa pelo processo de Coaching

CONFUSÃO ENTRE COACHING E MENTORING (Segundo dados da NBC)

Coaching e Mentoring

Coaching é um processo onde independente do seu objetivo o Coach pode auxiliar na conquista, com ferramentas e suporte direcionados ao objetivo.
O Processo geralmente tem uma duração definida;
Geralmente as reuniões são agendadas em um único local;
É de Curto prazo (em torno de 2 à 3 meses) e se concentra em áreas de desenvolvimento / questões específicas;
O Processo de Coaching geralmente não é realizado com base no que o Coach precisa ter de experiência direta de papel ocupacional formais do seu cliente;
O foco está geralmente no desenvolvimento / questões no trabalho;
A agenda está focada em alcançar objetivos específicos e imediatos;
Coaching gira mais áreas de desenvolvimento / questões específica;

Mentoring é um processo aonde um Mentor irá te auxiliar a conquistar a carreira dos seus sonhos, para isso o Mentor deve ter experiência no assunto, ter vivido a experiência.
Relacionamento contínuo que pode durar por um longo período de tempo;
Pode ser mais informal e reuniões podem ser em lugares e quando o estudante precisa de alguns conselhos, orientação ou apoio;
O Processo tem uma visão mais ampla da pessoa;
Mentor é geralmente mais experiente e qualificado do que o 'aprendiz'. Muitas vezes uma pessoa sênior na organização que pode passar o conhecimento, experiência e abrir as portas de outra forma;
O foco está na carreira e desenvolvimento pessoal;
A agenda é definida pelo aprendiz, com o mentor de apoio e orientação para prepará-lo para papéis futuros;

MINHA EXPERIÊNCIA

Primeiramente a coisa mais gostosa de se fazer um curso de capacitação em um hotel é a interação e novas amizades, sem dúvida as vantagens começa por ai. Outra coisa que fiquei muito impressionado é que estudando pelo NBC – Núcleo Brasileiro de Coaching, você saí atestado e capacitado com 4 certificações e habilitações (claro que temos de entregar um TCC depois do curso, como forma de demonstrar a técnica aplicada). As certificações são:

- Professional Coach
- Life Coach
- Leader Coach
- Group Coach

Objetivos

A Formação Life Coaching And Professional Coaching da NBC, é um programa que combina uma base forte nos conceitos básicos do Coaching, com a supervisão baseada em experiências em cursos. O LCPC é dividido em teoria, explicação, pratica e conclusão.

A Formação Life Coaching And Professional Coaching é divida em módulo Presencial e On-line totalizando 100 horas de curso.

Resumindo, foi muito gratificante poder participar e agregar mais valor ao meu trabalho.

Abaixo eu deixei as fotos da minha turma na formatura e também tem uma entrevista com o Osmar Trindade, que palestrou e nos ensinou as técnicas. Fica aqui meu muito obrigado para ele, sua esposa a Nana e a melhor assistente do mundo, Carol, minha irmå de alma.

E tem também um vídeo entrevista que fiz com o Osmar Trindade, olha só que legal.

Para mais informações de como se tornar um coach:

www.nbccoaching.com.br

https://youtu.be/nuMndLkrUUc 

Compartilhe no Whatsapp