ColunistasCOLUNISTAS

Thaís Oliveira Gama

Autor: Thaís Oliveira Gama

Parque Maeda evita que 10 toneladas de material orgânico vá para o lixo

31/3/2017 - São Roque - SP

Fazenda Maria usa há seis anos restos de coco fornecidas pelo parque para reaproveitamento

Em 6 anos de parceria entre o Parque e a Fazenda Maria foram arrecadadas cerca de 10 toneladas de carcaças de cocos. O material, que iria para o lixo, é utilizado para plantio na própria fazenda. Essa ação visa a sustentabilidade e tem a intenção de melhorar a qualidade do cultivo no Brasil através de métodos sustentáveis e manejo orgânico.

 


O coco verde é uma matéria prima rica em fibras, que são muito utilizadas na agricultura natural para a criação de "substratos de fibra de coco". Este material pode ser utilizado em diversos tipos de plantio, principalmente no das orquídeas. Após a retirada dos cocos do parque, eles passam por um processo de descanso e posteriormente são processados para virarem o substrato.

 

A retirada do material ocorre às segundas-feiras e tem maior quantidade de coleta na época do verão. Neste mês, foram arrecadados cerca de 62 sacos de cocos, com aproximadamente 620 unidades, o que equivale a 320 kg de carcaça de coco. Essa quantia gerará aproximadamente 250 kg de fibra, que após passarem por todos os processos poderão ser utilizados em vasos de orquídeas e demais fins agrícolas.

 

 

Conheça o Parque Maeda

O Parque Maeda é um local com toda a estrutura de lazer para agradar adultos e crianças. De fácil acesso, o parque fica em Itu, perto de Sorocaba, Campinas e São Paulo e conta com atrações que te deixam mais próximos a natureza e proporcionam um dia de muita diversão.

 

As atrações são pesca, passeio de trenzinho para conhecer a árvore gigante, visita ao jardim japonês, arvorismo, pedalinho, teleférico, passeio à charrete ou cavalo, quadriciclo, playground, piscina com toboágua, além de voo de helicóptero ou balão. Dentro do Parque ainda há quiosques e lanchonetes espalhados em vários pontos e um restaurante em sistema self service.

 

A entrada para visitar o Maeda é gratuita e o visitante paga apenas pelas atrações que desejar conhecer. Há ainda a opção da compra do passaporte, que dá direito à um pacote de atrações e mais refeição e pode ser comprado diretamente no balcão de entrada. O parque também dispõe de hospedagem na pousada, sendo 50 chalés com capacidade para 7 pessoas, 32 chalés para casal e mais 33 apartamentos com capacidade para 3 pessoas. Cada chalé tem banheiro, tv e frigobar, além de roupas de cama e banho.

 Quem ainda não conhece o parque pode acessar o site www.parquemaeda.com.br.

Compartilhe no Whatsapp