ColunistasCOLUNISTAS

Vorneis de Lucia

Autor: Vorneis de Lucia

Povo da Cidade

8/4/2017 - São Roque - SP

 

Tenho conversado com muitos empreendedores da cidade e moradores das mais diversas classes sociais, e tenho notado um certo desânimo e uma falta de confiança nos moradores da cidade.

Me deparo com pessoas que têm excelentes idéias voltadas ao social, mas que não as colocam em prática e dizem que os moradores da cidade não são capazes de assumir compromissos. São egoístas e soberbos, e só querem defender o interesse próprio.

Eu não concordo com estas pessoas, até porque, estas mesmas pessoas que têm excelentes idéias, também fazem parte desta cidade, e são boas pessoas, e como elas, existem outras, todas muito bem intencionadas, talvez desorientadas, e não direcionadas para um fim comum.

O empreendedor tem esta obrigação, dar a formação a seus colaboradores, para que tenham uma consciência social, para que percebam o seu papel na sociedade e o quanto podem ser úteis. Não devemos gastar a nossa energia criticando as pessoas e desanimando quem está ao nosso lado, dizendo: “Isto não vai dar certo”, “Nesta cidade nada funciona”, “O povo daqui não colabora”, etc.

A empresa como a família é uma célula da sociedade, se existe algum problema na sociedade, é reflexo de problemas em nossa família e em nossa empresa, se você quer resolver o problema da sociedade, comece a rever o comportamento dos seus familiares e dos seus colaboradores na sua empresa. Esta é sua responsabilidade, não compete ao Prefeito, ou Vereador ou mesmo à escola onde os seus filhos estudam, ou os filhos dos seus funcionários.

Você é o líder desta pequena célula social, e como líder, você tem a responsabilidade de levar estas pessoas a um fim comum, que melhore a cidade onde vivemos. Você escolheu livremente ser empreendedor, agora você tem a OBRIGAÇÃO DE LIDERAR.

Vamos finalizar com a frase de Juan Antonio Pérez López: “Só um dirigente que se esforce seriamente por atuar por motivos transcendentes terá a possibilidade de influir nos seus subordinados para que também eles procedam assim”.

 

Vorneis de Lucia

Presidente do Instituto Pro Humanitas

www.prohumanitas.org.br

Compartilhe no Whatsapp