ColunistasCOLUNISTAS

Murilo Mendes Maciel

Autor: Murilo Mendes Maciel

O Poder

17/4/2017 - São Roque - SP

Estamos nos ídos do Ano de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de dois mil e dezessete; precisamente no dia dezessete de abril de dois mil e dezessete; e a cada viração do dia, a cada por do sol que vivenciamos, temos a esperança de um novo despontar ao raiar do Sol da Justiça. O poder é algo que tem movido o coração dos homens a milênios. As divindades mitológicas já disputavam o poder em suas moradas - seja no monte Olímpo ou no Hades. O poder dentro da família, o poder dentro do grêmio estudantil, o poder dentro da empresa, o poder dentro do Congresso Nacional; o poder na Presidência da República.

O poder é algo desejado pela maioria dos homens, aos quais julgam ter uma vocação para liderança. Ele trás consigo o peso da responsabilidade posicional - pela posição que se ocupa ou pela responsabilidade pessoal - pela pessoaque somos e parecemos ser e pela influência que exercemos. 

Na família, o poder é dado ao; pai ou a mãe; quer seja patriarcal ou matriarcal. No grêmio estudantil, é o primeiro contato do adolescente com a democracia e sua representatividade; e o poder posicional. Na empresa ofuncionário integrado a equipe, desenvolve seu poder pessoal chegando a liderança. Na sociedade democrática em um país livre e capitalista; a exemplo da experiência do grêmio e posteriormente da empresa; tem-se a política. Os pleitos eleitorais, e em fim, o tão sonhado acesso ao poder do Congresso Nacional e sua imunidade parlamentar.

Aí a sociedade dá, pelo voto, o poder ao seu representante e passa ao momento das descobertas - como diz; Maquiavel:

"Dê poder ao homem e descobrirá quem realmente ele é".

As descobertas, na maioria das vezes são vergonhosas. Na família descobre-se traições, incestos, adultérios. Triangulos amorosos, poligamia. Arranjos familiares modernos em uniões homoafetivas. Tudos isso usufruindo do livre arbítrio e o individualismo marcante na atualidade. No grêmio estudantil; em meio a escola e um novo meio de influência social; que amplia os horizontes começando a sonhar com o que será o mundo no futuro próximo. Onde as falsas amisades, traições de confiança, projetos arruinados, desilusões começaram a fazer parte de sua convivência. Na empresa começa a tomar proporções de grande monta, já passando para a vida real em sociedade, se podemos assim dizer. Jogo de intrigas, corrupção, assédio, desvio de dinheiro e favorecimentos. E em fim; uma pequena parcela de pessoas; consegue chegar até a política e atingir seus propósitos e objetivos. Agora esse grupo atingiu o poder terreno de uma nação e tem tudo e todos em suas mãos.

O poder no píco da pirâmide. Maquiavel tinha etem razão. Estamos descobrindo quem são nossos governantes da pior maneira possivel - na prática.

Compartilhe no Whatsapp