ColunistasCOLUNISTAS

Douglas Silva

Autor: Douglas Silva

Sentido da vida, para a nossa vida.

23/4/2017 - São Roque - SP

Inicio este artigo trazendo como pano de fundo a frase: “Se penetrássemos o sentido da vida seríamos menos miseráveis”. (Florbela Espanca)

Você já deve ter ouvido em algum momento de sua existência o questionamento sobre o sentido da vida: para avaliarmos esse questionamento convido você a olhar para a sua própria vida e questionar o quão você possui habilidades para lidar com os desafios que você encontra em seu dia a dia.

Atribuímos esta capacidade ao que classificamos como resiliência, ou seja, a capacidade de conviver com as situações de vida, superar dificuldades e dar um novo sentido para a vida. Mas, qual é o sentido da vida? Ou seja, qual é o sentido da vida para sua própria vida? Consigo construir uma resposta plausível que me faça ter satisfação com tudo que até então me propus a realizar? Tais questionamentos parecem cruéis, mas nos ajuda a traçar um plano para tentarmos encontrar uma resposta para nossas aspirações pessoais.

Muitas pessoas jamais pararam para pensar no sentido da vida e como estão conduzindo sua existência nesse planeta. Porém, em algum momento começam a questionar sobre seus relacionamentos mal sucedidos, e o que as levam ao sentimento de solidão que lhes fazem sentirem-se solitárias e vazias, mesmo tendo alcançado algum objetivo em algum momento de suas vidas. Você já se questionou que muitos propósitos que nos complementam tais como: sucesso no trabalho, prosperidade, relacionamentos, geralmente quando conseguimos alcança-las, nos deparamos com sentimentos que nos levam ao questionamento que tudo não é suficiente para que possamos encontrar a tão sonhada felicidade, algo ainda dentro de nós grita que falta um tanto mais para que seja preenchida nossa existência.

Encontrar o sentido da vida, para a nossa vida é o grande desafio que esta diante de nós. Descobrir quem somos, de onde viemos e para onde vamos são questões que podem nos auxiliar na constante busca pela felicidade.

Devemos nos lembrar de que o amor ao próximo é também parte desse processo, pois o crescimento individual vem acompanhado geralmente de um sentimento positivo que nos ajuda nessa longa jornada.

Muitas das vezes, nos deparamos com situações, onde depositamos maior importância, sem realmente fazermos uso de um senso critico, na qual maximizamos problemas que quase sempre são frutos de nossos pensamentos. Não há uma vida perfeita, mas o mais importante é aprendermos que, precisamos nos colocar diante das dificuldades, e buscar a compreensão de que a nossa história se faz a cada momento, a cada escolha que fazemos diante desse caminho chamado vida.

 

leia mais: http://douglassilvapsico.wixsite.com/arte-psicologia

 

 

Compartilhe no Whatsapp