Autor: Thaís Oliveira Gama
Em meio a um cenário de competição acirrada, quem está no balcão da loja precisa de muita criatividade e determinação para se diferenciar. Nesse contexto, uma parceria firmada entre um shopping e uma universidade do interior paulista pretende ajudar empresários a alavancar as vendas e ainda criar um nicho de trabalho para profissionais liberais que estão chegando ao mercado de trabalho.
A iniciativa propõe a aplicação do conhecimento acadêmico para a criação de projetos de vitrines de baixo custo e fácil customização, ampliando o potencial de vendas de lojistas e a visibilidade de designers de interiores recém-formados.
Na opinião de Rhuann Destro, gerente de Marketing do Pátio Cianê Shopping, realizar o aproveitamento mais eficaz deste recurso, o famoso "fazer mais com menos" é sempre um desafio, mesmo para grandes empresas e para os lojistas mais experientes. “Então pensamos: por que não trazer o conhecimento da academia para o dia a dia dos lojistas e dar aos jovens recém-formados uma oportunidade de apresentar o seu trabalho?”, argumenta Rhuann.
Para as profissionais que idealizaram o projeto de vitrine piloto, a oportunidade serviu para mostrar aos lojistas que é possível ousar sem gastar muito, saindo do modelo tradicional que utiliza apenas manequins e adotando outros componentes para se diferenciar da concorrência.
Sob coordenação dos professores Breno Barelli e Simone Maffei, as ex-alunas Isabella Piccirillo, Marcela Lopes e Renata França buscaram uma alternativa flexível que fosse capaz de transmitir os conceitos de produtos da marca, porém, sem precisar de grandes investimentos do lojista em cada mudança de tema ou coleção.
“Outros diferenciais são a facilidade de manuseio do projeto, que é composto por módulos de madeira compensada e de pinos, painéis em jeans e elementos retrô, remetendo ao conceito da marca escolhida. Neste caso, quisemos mostrar que com os elementos certos e um pouco de criatividade é possível chamar a atenção do cliente, e se tornar relevante, mesmo diante de tantas opções de marcas e produtos que um empreendimento como um shopping center pode oferecer”, afirmam as profissionais.