ColunistasCOLUNISTAS

Eliana Vita

Autor: Eliana Vita

Proteínas Vegetais!

26/5/2017 - São Roque - SP

   Estudos mais recentes indicam a melhor maneira para perder peso é ter uma dieta mais rica em proteínas magras, como com carnes brancas, legumes e derivados do leite com poucas gorduras. As proteínas são macromoléculas que são quebradas em aminoácidos, fundamentais na produção de anticorpos e na formação dos músculos. Responsáveis pelo transporte de oxigênio e ferro no sangue.

   Atua na recuperação de tecidos e células, manutenção dos órgãos, da pele e do sistema imunológico, bem como para a produção de hormônios e enzimas. Encontramos proteínas nas carnes, leite, ovos e também nos vegetais como nas leguminosas, com a vantagem de possuírem menos gorduras e mais fibras, com uma gama enorme de variedades. Todos os aminoácidos essenciais estão presentes nas proteínas vegetais.

   Os alimentos que nos fornecem energia são as proteínas, os carboidratos e as gorduras. Alguns vegetais podem apresentar teores baixos de um ou mais aminoácidos específicos. Mas, a combinação de alimentos de grupos diferentes fornece todos os aminoácidos necessários, incluindo vários tipos de leguminosas nas refeições como ervilhas, grãos de bico e lentilhas. Na realidade a qualidade depende da fonte da proteína vegetal ou da sua combinação no decorrer do dia. As proteínas vegetais podem ser iguais ou melhores do que as proteínas animais. Sendo que as necessidades humanas de proteínas diferem das necessidades dos animais.

  O grão de bico, o grão mais calórico das leguminosas, contém o triptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina, substância responsável pelas sensações agradáveis do organismo. Sua proteína é totalmente absorvida pelo nosso corpo. O seu ferro é mais bem absorvido pelo organismo comparado com o ferro contido no feijão.

  O feijão é uma boa fonte de proteínas, combina muito bem com os carboidratos dos vários tipos de arroz. É uma ótima fonte de fibras, principalmente o branco, que tem quase o dobro de proteínas e de fibras que o feijão carioquinha. Contém o ferro e pode ser utilizado em saladas, sopas e cremes.

   Os cogumelos possuem poderosos antioxidantes e são ricos em ácido fólicos, vit B6, previne anemia, doenças cardíacas e depressão. Podem participar na elaboração de vários tipos de pratos quentes ou frios.

   As oleaginosas são sementes como as nozes, castanhas e amêndoas ricas em proteínas e gorduras boas. Estas fortalecem o coração, pois diminuem a gordura ruim entre outras inúmeras propriedades.

    A quínoa é uma excelente fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, vitaminas, minerais e gordura saudável, contém todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo não fabrica e que vão formar as proteínas. Não contém glúten, mas contém mais fibras comparadas com outros cereais e uma boa gama de ferro (10g a cada 100g).

    Não podemos esquecer que os vários tipos de arroz integrais, principalmente o preto e o vermelho, como vários tipos de grãos como o amaranto, o sorgo, o teff e as farinhas integrais dos mesmos. e broto a partir de inúmeros grãos, como o broto de alfafa e trevo, como muitas ervas como a moringa nos fornece um bom índice de proteínas.

    Vale lembrar que as leguminosas, grãos, cogumelos e farinhas você encontra no Empório Natural Suave Essência, localizado na Avenida Antonino Dias Bastos, nº1065-Centro-São Roque/SP.

*Dúvidas e maiores informações: (11) 4719-1048 ou e-mail: suave.essencia@yahoo.com.br.

Venha nos conhecer!

Um forte abraço,

Eliana Vita

CRT 41314

Psicoterapeuta Holística

Instagram: @suaveessenciasemgluten

Facebook: Suave Essência-Produtos Naturais, Integrais, Funcionais e Orgânicos

Compartilhe no Whatsapp