ColunistasCOLUNISTAS

Grazielle Fachini

Autor: Grazielle Fachini

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU O QUE É FELICIDADE?

7/8/2017 - São Roque - SP

  “Felicidade não é o que acontece na nossa vida, mas como nós elaboramos esses acontecimentos. A diferença entre o sábio e o ignorante é que o primeiro sabe aproveitar suas dificuldades para evoluir, enquanto o segundo se sente vítima de seus problemas”                                                                                                                                                                                                              Roberto Shinyashiki

 

           Existem palavras que parecem ter um significado de fácil compreensão. Felicidade é uma delas. O que é felicidade? Você é feliz? O que te faz feliz? Questões como essas poderiam ser respondidas de olhos fechados, por pessoas de todas as idades, afinal estamos falando de sentimento, característica presente em nós humanos. A felicidade é um tema que já despertou o interesse de grandes pensadores no passado e no presente.

            Mas você talvez em algum dado momento já se sentiu paralisado diante de uma dessas questões...e a resposta que demora a sair. Se buscarmos nos diversos dicionários podemos encontrar várias formas de definição, escolhi essa como exemplo “ um estado, uma sensação de bem-estar e contentamento. Que se caracteriza por um período longo de satisfação e realização”.

        A Neurociência hoje, traz muitas explicações sobre os neurotransmissores (um fator químico) que ocorre no cérebro e que nos proporciona sensações de bem-estar, alegria, euforia e porque não felicidade. Mas apesar do avanço na ciência e dos medicamentos controladores de humor auxiliarem milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, o estado de felicidade só vai ocorrer quando nós, permitirmos que ele aconteça.

            Assim posso afirmar que a felicidade está em nós, e não longe distante como muitos a imaginam e passam horas, dias, anos e as vezes uma vida inteira em busca dela. Muitos viram verdadeiros engenheiros de tantas barreiras que erguem em sua jornada que cega e dificulta perceber a verdadeira essência da vida. Aqueles que vivem para o futuro, futuro que nunca chega e carregam dentro de si um sentimento de insatisfação. Travam lutas contra o presente, como se ele fosse seu maior inimigo.

            O futuro deve ser sonhado, os sonhos são as molas propulsoras que movimentam nossa caminhada. Mas o presente precisa ser vivido, experimentado e festejado. Veja abaixo algumas dicas para ser mais feliz. 

Grazielle Fachini

Psicopedagoga e Psicanalista

www.graziellefachini.com

Compartilhe no Whatsapp