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Flaviana Souza

Autor: Flaviana Souza

A figura do Cristo e a face Aqueropita

9/8/2017 - São Roque - SP

 

A figura do Cristo

Ao estudarmos História da Arte, ou simplesmente fazermos uma busca rápida no Google, veremos que a imagem do Cristo tem diversas formas como reflexo do período de criação ou seu autor ou por seguirem uma linha de continuidade.

O Cristo do primeiro milênio é retratado com características mais divinas enquanto no segundo milênio chega a ser descaracterizado por tornar-se extremamente humano.  Não só a imagem propriamente dita como a sua significação passa por transformações que saem do bíblico e litúrgico para a banalização com a produção em série e de baixa qualidade de cristos e santinhos.

O Oriente e o Ocidente apresentam duas versões bem distintas da face do Cristo até o século V. A partir desse momento as versões passarão a se complementar. Isso se deve ao fato de que no Império Ocidental a representação do Cristo é apenas simbólica e didática e tem referência nos motivos mitológicos pagãos como Orfeu, Hermes e outros, por isso as figuras aparentam adolescentes. Já no Império Oriental Helênico há uma maior preocupação com o rosto, utilizando técnicas de pintura provenientes de costumes egípcios e helênicos seguindo a tradição de cultuar a vida, os amigos e reverenciar os mortos.

Certo, então no Oriente deixar-se pintar era natural e as imagens do Cristo eram feitas baseadas nessa técnica. Então existe uma pintura original do Cristo?

 

A face Aqueropita

Em contraste com a arte simbólica e decorativa, as figuras do Oriente apresentam cabelos longos e barba. Isso se deve a essas pinturas serem baseadas na face de Edessa.

"No século XIX, arqueólogos ingleses e franceses descobriram uma biblioteca no sul da Turquia datada dos primeiros anos da Era Cristã.

Entre muitos textos foram encontrados fragmentos de cartas do escrivão LABUBNA relatando viagens de Anan, secretário do rei Abgar V, que reinou do ano 13 ao 50 depois de Cristo na cidade de Edessa, atual Urla, na Turquia. Anan, no ano 340 dos Selêucidas (28 da Era Cristã) teria visto o Cristo em Jerusalém. Escreveu imediatamente ao seu rei, que estava com lepra e pediu que trouxassem Jesus até ele. Anan, como de costume, teria pintado o rosto do Cristo e levado para o rei Abgar V, que ficou curado e, assim, guardou tal pintura em lugar de destaque em seu palácio." (Pastro, 2010)

A sagrada face de Edessa representa o Cristo com olhos amendoados, cabelos escuros e tez morena.

Existem várias lendas e versões sobre a face aqueropita do Cristo. Descobriu-se, no início do século XX, que a imagem estava guardada na igreja São Bartolomeu dos Armênios, em Gênova, Itália. A pintura é pouco difundida e pouco se sabe sobre sua história. Foram aplicadas análises de carbono 14 que revelam pigmentos de diferentes épocas nas quais a imagem teria viajado por Constantinopla, Paris e Gênova devido à saques e por ter sido entregue como presente.

 

Sagrada Face de Edessa

Fonte: http://arte-escola.blogspot.com.br/2008/08/o-mandilion-de-edessa.html

 

REFERÊNCIA

PASTRO, Cláudio. A arte no cristianismo. Editora Paulus, São Paulo. 2010.

 

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