Autor: Grazielle Fachini
Grazielle Fachini dos S. M.Gonçalves - Psicopedagoga e Terapeuta
www.graziellefachini.com
O Relatório Pedagógico é um importante instrumento, que possibilita reunir informações do aluno, assim sempre que necessário elas podem ser utilizadas com o propósito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
A prática de realização de relatórios pedagógicos devem ser uma constante na escola. De posse de um relatório bem executado, a escola consegue fornecer aos pais e aos profissionais da saúde que por ventura solicitarem, dados mais técnicos do educando.
Também é importante destacar que existem fatos e situações em que a escola tem melhores condições de avaliar o estudante dentro do ponto de vista da aprendizagem.
A escola de posse do relatório pedagógico pode passar a ter o hábito de realizar uma observação pedagógica alinhada com a observação clínica. Além de proporcionar que os profissionais trabalhem dentro de uma mesma linha.
Colocando a mão na massa.
Um bom relatório deve estar dividido em dois grandes eixos (o da aprendizagem e o comportamental).
Do ponto de vista da aprendizagem o que devemos observar e relatar.
Observar se: o estudante lê, interpreta, consegue relacionar, memorizar, realiza trocas fonêmicas, esquece situações, descreve
Observar se: consegue ler e interpretar o conteúdo para transforma-lo em raciocínio matemático, identifica os números, consegue realizar transdução exemplo o 2, 2º, dois, realiza todas as operações matemáticas já conhecidas com clareza.
|
Do ponto de vista comportamental
|