ColunistasCOLUNISTAS

Murilo Mendes Maciel

Autor: Murilo Mendes Maciel

A construção educacional continua

20/12/2017 - São Roque - SP

Estamos no ano de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; precisamente aos vinte dias do mês de dezembro do ano de dois mil e dezoito as dezenove horas e trinta e oito minutos. Já está escurecendo e as nuvens começam agotejar uma chuva refrescante. Terminei mais um ano de provas em minha graduação acadêmica; sentindo algo diferenciado, um misto de dever cumprido e de felicidade por mais uma etapa concluida. Prosseguindo meus estudos na área educacional como historiador, tenho acompanhado na medida em que o tempo concede, os acontecimentos com respeito a educação e vemos que são sequênciais as adequações realizadas pelo ministério da educação; procurando sanear os dados estatisticos sobre a nossa educação básica.

A atual educação básica formada pelos ensinos - infantil, fundamental e médio; nem sempre possuiu essa configuração e visão de construção do conhecimento. Mas, se colocarmos uns óculos para enchergarmos pela história através dos tempos em nosso Brasil, perceberemos um progresso contínuo frente aos milênios, se contarmos desde a pré-história. 

Os seres humanos deixaram vestigios de suas caçadas, famílias, rituais e coletividades em pinturas rupestres. Os rituais registrados nas cavernas demostram que a religião; ou seja, a religação, ou ainda a ligação do material com o espiritual sempre esteve presente no meio da coletividade humana. Não falo de pinturas em cavernas africanas, ou asiáticas; mas sim brasileiras. Isso mesmo. No Rio Grande do Norte e no Piauí. A comunicação e o ensino já estavam ali presentes. Mas, passou o tempo e os jesuitas chegaram juntamente com as embarcações de Cabral. Trouxeram e implantaram sua metodologia de ensino que perdurou por séculos. 

Mas com nosso Imperador D.Pedro II é que começou a ser traçado os rumos da educação brasileira. Temos até um colégio que leva o seu nome "Pedro II". As nossas forças armadas também deram a sua contribuição durante o regime militar brasileiro. A ordem, a hierarquia e a disciplina estavam presentes dentro das salas de aula.

Como diz uma frase de Fernando Pessoa:"Tenho em mim todos os sonhos do mundo".

Sonhamos com um ensino de qualidade, com uma liberdade e garantias contitucionais garantidas por uma constituição cidadã, como a chamou Dr. Ulisses Guimarães. A educação continua com sonho e estruturação. Estruturamos o ensino infantil, com pedagogos atuantes. Estruturamos o ensino superior e com o auxilio da internet conquistando o Ead - graduação e pós-graduação. Pessoas que nunca poderiam sonhar em cursar uma universidade agora tem condições de realizar este sonho.

Mas, ainda resta o ensino fundamental e o ensino médio. Não é. Aeducação brasileira está evoluindo.

Agora, precisamente hoje, foi homologada a Bncc - Base Nacional Comum Curricular; sendo um passo para estruturação do nosso ensino fundamental. Sabemos que não é o ideal, mas é um sonho que está começando a se tornar real e a ser vivenciado pelos brasileiros. A polêmica do ensino religioso nas escolas ficou no ar; mas, como já afirmei, a religião sempre esteve presente na coletividade e não é na educação que ela deixaria de aparecer em pauta.

Estamos em um processo de construção de conhecimento com os alunos em sala de aula e também com o sistema educacional que dentro de alguns anos; creio; poderemos ter uma ideia real de qual será esse sistema; pois, ainda está em faze de estruturação e construção. Essa é a nossa realidade ainda que difícil.

 

Compartilhe no Whatsapp