ColunistasCOLUNISTAS

Thais O. Watanabe

Autor: Thais O. Watanabe

O que o arquiteto faz?

13/11/2012 - São Roque - SP

Esta é uma questão muito comum e muitos ainda confundem o trabalho do arquiteto com o engenheiro civil, pois são áreas que atuam próximas e algumas vezes trabalham em conjunto, e acaba causando alguns equívocos.

Grave erro também é pensar que o arquiteto somente importa-se com a questão estética,  trata-se de um facilitador treinado para otimizar espaços e custos.

Pela ampla formação, o arquiteto reúne além das técnicas construtivas o aspecto humanista, pois pensa em primeiro lugar no indivíduo e sua relação com o espaço construído.

Ao arquiteto ficam as funções também de tornar a edificação ergonômica, sustentável e atraente, criando espaços integrados para tornarem-se funcionais. Esta criação necessita de conhecimento de processos produtivos e repertório cultural abrangente e sempre atualizado, atendendo diversas expectativas e transformando em realidade os projetos idealizados, para que a concepção dos espaços represente este conjunto de interpretações e funções.

“ A formação do arquiteto possibilita atuação em várias áreas. Essa habilitação é expressa pela Lei Federal 5194/1966 e pela resolução 218/1973 que determinam as atribuições do arquiteto e urbanista, com as especificações de serviços que podem executar cabendo ao arquiteto as seguintes atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores; planejamento físico, local, urbano e territorial, e serviços afins e correlatos.”  (FONTE: IAB)  


Thais O. Watanabe

Compartilhe no Whatsapp