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Thais O. Watanabe

Autor: Thais O. Watanabe

PLANEJAMENTO PARA ECONOMIZAR.

15/1/2013 - São Roque - SP

Na hora de construir, reformar e decorar, é fundamental começar pelo planejamento deste modo conseguimos economizar: tempo, dinheiro, material e principalmente: dor de cabeça.

Por onde começar?

Primeiramente precisamos pensar em cada detalhe do ambiente que vamos mexer, podemos nos orientar por esta ótima ferramenta, também utilizada para gerenciamento de projetos conhecida como 5W2H (what, where, why, when, who, how, how much), conhecida por ser simples e de fácil aplicação. Sua metodologia consiste na resposta das questões que levam o próprio nome da ferramenta:

 

WHAT - O que? (objetivo / meta)

O que vou fazer, irá também nos guiar como base para cálculos de custos, compra de materiais e contratação de profissionais. “Vou reformar a sala, preciso de um sofá novo, pintura, tv, som, iluminação, e objetos de decoração”. É sempre válido lembrar que preciso analisar a característica de cada detalhe do que iremos fazer no ambiente, para evitar transtornos do tipo, o sofá não caber na sala ou mesmo não passar pela porta de entrada, e se houver novos equipamentos e/ou eletrodomésticos ou mesmo mudança da posição dos existentes, temos também que pensar na infraestrutura (elétrica, hidráulica) necessária para atendê-los evitando assim quebra-quebra ou o famoso provisório-permanente, quando já está praticamente tudo pronto.

 

WHERE - Onde? (local)

Onde vamos mexer, é sempre válido colocar no papel, pois sem anotar podemos nos perder no meio de números e  informações. Também sem esta base sempre colocamos uma coisinha a mais fora do planejado... “ já que vou reformar o quarto, e o pintor está por aqui, vou pintar o banheiro também!!!” este tipo de atitude normalmente acaba estourando os prazos e custos da obra.

 

WHY - Por que? (motivo / benefício)

Ao responder esta questão, conseguimos delinear de onde e até onde vai o nosso projeto. Por exemplo: Vou precisar mexer na sala, pois há vazamento no telhado que danificou X, Y e Z, não podemos esquecer de: começar por este aspecto, e não deixar a obra se estender em meio ao andamento.

 

WHEN - Quando? (data / cronograma)

Quando quero começar + prazo dos profissionais envolvidos + prazo entrega materiais = quando vou terminar.

Isso nos da uma base sólida para um cronograma bem estruturado. Também é válido lembrar da previsão do tempo  e evitar obras externas em meses de muita chuva por exemplo, para não haver desperdício de materiais e profissionais parados.

Considerar que muitas vezes imprevistos acontecem, uma semana inteira de chuva que pode parar a obra, um pedreiro que fica doente, a loja de material que atrasa a entrega ou mesmo o pedreiro que calculou mal o tempo, tendo em mente que a flexibilidade nestes momentos nos garante tranquilidade para decisões mais precisas, por este motivo nada deve ser planejado com prazos sem folgas, por exemplo: “a reforma acaba dia 02, vou casar dia 03”, este tipo de decisão, pode acabar em prejuízo emocional para os envolvidos, pois se não sair milimetricamente dentro dos prazos estipulados por terceiros, coloca em risco todo um planejamento.

 

WHO - Quem?

Contratar um profissional é o melhor passo para garantir que tudo ocorra dentro do prazo, custo e sem maiores transtornos. Porém é sempre bom pegar referência dos profissionais que estaremos contratando e nem sempre acreditar no pedreiro que diz “eu sei instalar ar-condicionado”, pois além de perder a garantia do equipamento, se a informação não for 100% real podemos ter custos adicionais para refazer o serviço ou mesmo ter que acabar comprando equipamento novo, e além de tudo sabemos que normalmente o barato sai caro.

 

HOW - Como?  (Atividades / processo)

Nesta fase vamos relacionar passo a passo todos os processos e atividades para a execução da obra.

Exemplo: Pintura

- cálculo da metragem do ambiente

- escolha das cores

- lista de materiais

- compra de materiais

- contratação do pintor (negociação de prazos e custos)

- proteção do piso e mobiliário

- execução do serviço

- limpeza do ambiente

 

HOW MUCH - Quanto? (custo / quantidade)

Quanto vai custar, vamos saber depois de listar todos os serviços que serão feitos, os materiais e quantidades, equipamentos e profissionais envolvidos. A partir deste ponto, se o bolso não comporta o tamanho da obra, podemos começar a cortar os gastos, antes de começar, assim não deixamos uma obra pela metade. “Vou deixar a troca de cortinas e sofá para a próxima fase”.

Podemos contar com ferramentas de pesquisas online que ajudam e muito na hora de calcular tudo e ainda por cima com diferentes fornecedores, nos dando opções na hora da contratação de serviços.

 

Um planejamento bem executado garante tranquilidade na hora de transformar os planos em realidade. ;) 

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