ColunistasCOLUNISTAS

Thais O. Watanabe

Autor: Thais O. Watanabe

Reforma de imóveis - Novas regras

25/3/2014 - São Roque - SP

Reforma de imóveis agora tem novas regras segundo a ABNT

Publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a norma entrará em vigor no próximo dia 18 de Abril de 2014 e valerá inclusive para reformas no interior dos imóveis.

O documento apresenta um roteiro de procedimentos a seguir antes, durante e depois de uma obra. Moradores deverão enviar ao síndico um planejamento do que será feito, detalhando empresa contratada e duração da obra.

Como toda reforma exigirá um responsável técnico, o condômino precisará de um laudo assinado por engenheiro ou arquiteto, mesmo no caso de obras pequenas, como uma pintura, diz o redator e participante da comissão de estudo da norma, Jerônimo Cabral.

O síndico terá o poder de autorizar ou proibir a reforma, caso considere que ela causa risco à edificação ou aos moradores. Para tanto, precisará recorrer a um especialista para validar ou não o laudo.

(Trecho retirado de: http://www.sindusconsp.com.br/msg2.asp?id=7285  / Fonte: Folha de S. Paulo)

 

Teoricamente estamos chegando ao momento da extinção do ´faz-tudo´, atuando de desqualificadamente em nossos ambientes de convívio, colocando em risco não somente a edificação em questão como também o entorno e, todas as pessoas nesta localização envolvidos.

Reformar agora pode parecer mais oneroso, porém podemos com esta iniciativa prever uma mudança cultural no padrão de reformas do brasileiro, o que significará maior segurança na execução da obra, economia de materiais, fim do retrabalho, e no final das contas será perceptível a economia ao se contratar profissionais qualificados.

É bem curioso ao comparar com qualquer outra área, pois em hipótese alguma confiaríamos nossa saúde a alguém que não fosse médico, por outro lado deixamos expostos lares e ambientes de trabalho sem qualquer questionamento ao conhecimento técnico do ´pedreiro de confiança` envolvido.

 

Compartilhe no Whatsapp