ColunistasCOLUNISTAS

Flaviana Souza

Autor: Flaviana Souza

Patrimônio, Desenvolvimento, Globalização e Futuro: Case Polo Turístico do Circuito das Frutas

5/4/2014 - São Roque - SP

É impossível desmembrar um pensamento sobre o desenvolvimento e futuro humano sem esbarrar na influência da cultura. Mais impossível ainda é falar sobre cultura sem tocar no termo patrimônio. E se patrimônio é, como defende AFONSO LUZ (2013), diretor do Museu da Cidade de São Paulo, aquilo que a cultura decide guardar a fim de promover sua autopreservação, torna-se então, não possível haver futuro sem reflexão do passado que construiu o presente.

Com esses parâmetros em mente, pode-se abrir uma discussão sobre o futuro das identidades locais; a proteção de suas manifestações culturais; e a forma como aprendemos sobre o outro. Será que essas são discussões necessárias?

Foi preocupada com a continuidade das tradições jundiaienses, que por sua vez vêm da colonização italiana, que a PREFEITURA DE JUNDIAÍ (sem data), juntamente com as prefeituras das cidades vizinhas Atibaia Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, constituíram o Polo Turístico do Circuito das Frutas.

Jundiaí, grande produtora de uva e da fruta o vinho (vinho, aliás, oferecido ao Papa Francisco em sua visita ao Brasil em julho de 2013), conserva em suas fazendas na zona rural da cidade o estilo “da roça”. Por meio do Polo, a cidade enaltece o turismo rural onde o visitante pode colher frutas do pé e degustar comidas típicas feitas em fogão à lenha.

Se por um lado é preciso preservar as origens, pois o ser humano é condicionado a descobrir-se e definir seu futuro por meio da análise do passado, análise essa que tem o intuito de transcender a emoção do indivíduo e sua identificação com o local; por outro a sobrevivência dessas origens é ameaçada pela globalização e pela necessidade do homem atual a ter suas raízes em moving roots. Do mesmo modo que a origem individual deve ser preservada, a memória e tradição coletiva também tem essa mesma necessidade.

O projeto do Polo Turístico do Circuito das Frutas é um bom exemplo de equilíbrio entre o patrimônio e desenvolvimento local, que por sua vez leva ao desenvolvimento dos cidadãos de Jundiaí. O Polo permite que o produtor rural se adeque ao novo cenário, fruto da globalização, no qual está inserida, entre outras coisas, a economia municipal. É uma estratégia de sobrevivência valendo-se da inovação dos meios sem perder a autenticidade da construção de anos de tradição, que tanto podem ser memória como atualidade. Reinventar-se para sobreviver é a profilaxia para um movimento cultural que não quer se acabar.

A produção rural artesanal de Jundiaí que já sofreu fases de esquecimento pela própria comunidade local. Por meio do projeto pode reinventar-se e voltar a ter destaque e prestígio. Agora é um movimento reconhecido não só pelos indivíduos que o cercam, como por todo um estado que reconhece sua importância. Jundiaí que há muito foi carinhosamente apelidada de “Terra da Uva”, atualmente vale-se do título para movimentar a economia e contribuir para o desenvolvimento local, colaborando com o crescimento da cidade, que também é um rico polo industrial, dentro de um universo onde reina a globalização muitas vezes desmedida. 

 

 

Perdeu os outros artigos? Estão todos aí embaixo:

 

A arte como campo privilegiado de enfrentamento do trágico e o caso Jim Carrey (I needed color)

O homossexualismo na Arte e a obra de Steve Walker

A figura de Cristo e a face Aqueropita

O papel da escola no hábito do cidadão de frequentar e desfrutar a Arte

Museu Casa Guilherme de Almeida: Um relato da visita

Tecnologia dentro dos museus: aliada ou inimiga
A Arte que a escola não ensina e o analfabetismo cultural 

A globalização, as crianças e a mudança da referência de protagonistas

A cultura só pode ser compreendida a partir da história

Cultura como direito básico gerando desenvolvimento

Por que usar museus?

Patrimônio, Desenvolvimento, Globalização e Futuro: Case Polo Turístico do Circuito das Frutas

Compartilhe no Whatsapp