ColunistasCOLUNISTAS

Ângela Schiezari Garcia

Autor: Ângela Schiezari Garcia

O Pilates na adolescência

2/10/2014 - São Roque - SP

Tendo em vista a necessidade de auxiliar os jovens no seu desenvolvimento saudável, frente a tantos estímulos prejudiciais relacionados à postura, o Studio Prátik – Consciência do Movimento inicia um projeto para orientar a prática de atividades, que assegurem possíveis correções e a prevenção de desvios, dores e desconfortos futuros causados pelos hábitos inadequados da vida moderna.

Segue abaixo um texto explicativo sobre um dos métodos utilizados conhecido como Pilates e recomendado para todas as idades.

Venha conhecer o nosso trabalho e agende uma aula experimental (fone 4784-6289).

 

O Pilates na adolescência

Na adolescência, os jovens estão mais suscetíveis às situações de risco para a coluna. Com tantas ofertas de jogos de computadores atrativos, videogames e acesso ilimitado à internet, crianças e adolescentes estão se fechando cada vez mais em seu mundo virtual e esquecendo-se da real situação de sua estrutura física. Passam horas por dia sentados em frente ao computador ou tablete, assistindo TV, jogando videogame, carregam mochilas pesadas, sentam com postura inadequada na escola, sofá e ainda, os que não praticam atividade física ou são sobrepeso, o que é comum nessa faixa etária, o fator se agrava ainda mais. 

 

Diante desses fatores, podem surgir alterações na coluna como escoliose, cifose e lordose acentuadas. Nesta fase ainda de crescimento acelerado pode gerar também desequilíbrios musculares causando dores na coluna e articulações,  fraqueza da musculatura de sustentação do corpo e redução na flexibilidade, que podem ser reeducados e melhorados com o Pilates, o qual visa organizar a postura, fortalecer os músculos e órgãos internos  gerando o reequilíbrio do corpo, melhorar concentração, respiração e o alongamento e flexibilidade do adolescente.

O Pilates, técnica conhecida como prevenção e tratamento da coluna vertebral, agrega as teorias de controle motor e técnicas de conscientização corporal. São exercícios que trabalham a mente e o corpo. O Pilates trabalha vários grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, respiração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica), também chamado de “Powerhouse”. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, bola ou em equipamentos específicos, como o “Reformer”, “Cadillac”, “Chair”, “Ladder Barrel” e Suspenso.

O método foi criado por Joseph H. Pilates durante a década de 20 o qual visava fortalecimento e alongamento dos músculos, aumentando a mobilidade das articulações com movimentos realizados sem pressa e com controle.

 O Pilates estimula o desenvolvimento normal além de trabalhar respeitando o movimento natural das curvas da coluna de um adolescente e estimula também o sistema circulatório, diminuindo os efeitos de estresse e o sedentarismo. Quanto mais cedo se começa a trabalhar a musculatura do corpo e corrigir a postura, melhor será a perspectiva de melhora.

Os benefícios do Pilates na adolescência são:

 

 

"Pilates é um exercício excepcional em qualquer idade e, com a maturidade, as crianças e adolescentes aprendem a realizar os exercícios de maneira adequada", declara Ricardo do Rego Barros, coordenador do Grupo Medicina Desportiva em Pediatria, da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).

“O Pilates praticado na adolescência, além de propiciar um bom condicionamento físico, pode trazer enormes benefícios na questão postural, visto que grande parte das alterações de postura (relacionadas à coluna) tem origem nessa fase da vida”, descreve educadora física Bianca de Lima, tutora do Portal Educação.

Texto por Dra. Tatiane Cristina Sarti.

Fontes:

http://revistapilates.com.br/2013/12/18/beneficios-do-pilates-para-os-adolescentes/

http://www.educacaofisica.com.br/index.php/fitness/canais-fitness/pilates/24347-pilates-para-adolescentes-conheca-os-beneficios

http://odoni.com.br/pilates/pilates-adolescentes-quais-os-beneficios-para-jovens/

http://www.corpoeciastudiopilates.com.br/duvidas.php

http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/noticias/41280/pilates-na-adolescencia-apresenta-bons-resultados-para-postura

 

Ângela Schiezari Garcia

CREF 000690-G /SP - CREFITO 162573-F

Educadora física e fisioterapeuta

Osteopata, terapeuta self-healing e de leitura biológica

Radiestesista Genética

Studio Prátik – Rua Pedro Vaz, 291 – Centro Fone: (11)4784-6289

São Roque – SP – CEP: 18130-490

Compartilhe no Whatsapp