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Thais O. Watanabe

Autor: Thais O. Watanabe

A importância da pradronização para redes e franquias.

14/10/2014 - São Roque - SP

Cada área de comércio (alimentação / vestuário / serviços / etc), possui uma metodologia específica de trabalho. Isto considerando desde a organização da chegada dos itens na estabelecimento, passando pela manipulação pelos funcionários, o atendimento e venda ao cliente, até o descarte final dos resíduos.

Para que todo este processo ocorra de maneira sincronizada, é fundamental padronizar todas as operações  e procedimentos para garantir: o controle das atividades no dia-a-dia, qualidade no serviço, assegurar identidade da marca e excelência para a rede.

Podemos notar em alguns ambientes comerciais, por mais ´estruturados´ que possam parecer, não possuem uma padronização de atendimento.

Somente um design bonito não resolve os problemas operacionais. A beleza do estabelecimento é importante: concordo, porém muito mais importante que isso é a resolução de procedimentos e problemáticas operacionais.

Percebe-se que um ambiente está com deficiência operacional, quando em seu horário de pico de atendimento, os funcionários começam a se debater, coisas começam a cair e clientes reclamam da demora.

É possível corrigir e aprimorar operações, porém primeiramente é preciso conscientizar os proprietários que: para que as mudanças realmente efetivem-se, muitas vezes é necessário eliminar ´vícios´ de trabalho adquirido ao longo dos anos até pelos melhores funcionários da rede. E sabemos que toda mudança inicialmente gera desconfortos, mas com a consultoria adequada a rede só tende a ganhar.

 

Thais O. Watanabe

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