ColunistasCOLUNISTAS

Davi Junior

Autor: Davi Junior

“Wii U” é o novo console da Nintendo!

10/6/2011 - São Roque - SP

Project Café, Wii 2, Wiiii, Nintendo Feel, Nintendo Stream e até só Nintendo foram as apostas, os apelidos e os diversos outros nomes que o novo, e tão aguardado, console da Nintendo foi recebendo desde que foi anunciado a alguns meses atrás. E não era para menos,  depois de liderar o mercado da sétima geração de jogos com folga, a BigN seria a primeira e demonstrar um console de mesa da oitava geração, a qual é a única no mercado desde o lançamento do portátil Nintendo 3DS.

Mas foi nessa última terça-feira, 07 de junho que as dúvidas e expectativas dos game-maníacos foram sanadas. Após quase um hora de coletiva de imprensa Reggie Fils-Aime, o Chief Operating Officer da Nintendo das Américas,
subiu ao palco para anunciar o tão aguardado novo console.

Ele explicou que o sucesso da Nintendo na última geração se deu devido a empresa investir pesado em games que poderiam ser jogados por todos os tipo de jogadores, independente se era um veterano ou um amador. Porém, isso acabou afastando os jogadores mais hard-core dos consoles da Nintendo, por isso o sucessor do Nintendo Wii seguiria a mesma premissa de seu antecessor, atraindo o público casual, mas agora também trazendo joogos que agradam os jogadores veteranos, ganhando o agradável nome de Nintendo Wii U. (Wii, variação sonora de we, “nós” em inglês + U, variação sonora de you, “você” em inglês).

Mas a sensação do video-game não ficou por conta do nome, mas sim pelas inovações que trará ao mercado. A começar pelo seu joystick: o Wii U tem  um controle com 6,2 polegadas, touch screen, quatro gatilhos – dois maiores e dois menores – microfone, giroscópio, câmera, um botão Home, e um acelerômetro. O visual do controle lembra um tablet, apesar da presença de botões e gatilhos. A identidade visual do Wii foi mantida, com a cor branca e modelo contornos quadrados. Ele parece muito uma evolução hi-tech do tradicional controle do Super NES.

Todas as especulações sobre o controle receber streaming de conteúdo do console se confirmaram. É possível aos jogadores realizarem uma série de atividades simultâneas – ou até mesmo jogar enquanto alguém está assistindo TV. As possibilidades foram muitas e boa parte delas foram mostradas, deixando todo mundo com dificuldade pra digerir a quantidade de informações que eram plantadas pela Nintendo.

Assista ao video de apresentação:

 

A Big N também confirmou que todos os acessórios do Wii – incluindo Wii Balance Board e até mesmo o Wii Remote – são totalmente compatíveis com o novo console. Confira alguns detalhes técnicos:

- Tela de alta definição de até 1080P via saída HDMI no console.
- Touchscreen de 6.2″ rodando em resolução padrão.
- Armazenamento interno via memória flash, com entrada para SD e USB.
- Os jogos serão armazenados em discos iDensity com capacidade de armazenamento de até 50 gigas (igual a um disco Blue-ray).
- Haverão jogos exclusivos via download.
- Totalmente retrocompátivel com o Wii e seus acessórios.
- Data de lançamento entre 1º de Abril de 2012 a 31 de Dezembro do mesmo ano.

No final, ainda foram apresentados o mais importante: os games. Primeiramente Miyamoto (criador de Mário, Zelda e outros) anunciou um no Smash Bros, com possibilidade de compatibilidade para Nintendo 3DS. Além disso a BigN prometeu grande apoio as thirds (desenvolvedoras terciárias), das quais já estão confirmados os jogos: Batman Arkham City, Darksiders II, Tekken, Dirt, Aliens: Colonial Marines, Ghost Recon Online, Assassin’s Creed, Metro: Last Light, and Ninja Gaiden 3: Razor’s Edge e praticamente todas as franquias da Eletronic Arts.

Após a conferência, durante uma entrevista com a revista Nikkei, Satoru Iwata (presidente da Nintendo) informou que o preço do novo console deve ficar entre US$250,00 e US$300,00, um preço bem abaixo do esperado se comparado com o 3DS e o recém anunciado PSVitta, da Sony.

O que pensar depois de tudo isso? A Nintendo mais uma vez saiu na frente, trazendo novas tendências e criando novos sistemas de jogo e diversão para o mercado de games. E dessa vez, parece que a dianteira é muito além de suas concorrentes, uma dianteria que ultrapassa seu mercado alvo e traz cada vez mais tendências ao mercado de telefonia, hardware, entretenimento e internet.

Confira uma galeria com as imagens do console liberadas pela Nintendo:

 

Compartilhe no Whatsapp