ColunistasCOLUNISTAS

Denise Corrêa

Autor: Denise Corrêa

Convivendo com a Dislexia!

20/5/2013 - São Roque - SP

A escrita é uma das formas mais complexas e elevadas de comunicação que o ser humano conhece, pois além da decodificação gráfica, as pessoas fazem uma associação entre os sinais visuais e seus valores simbólicos. Porém, existem aquelas que apresentam dificuldades de escrita e aprendizagem, as quais denominamos, em alguns casos, de Dislexia.

Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, pesquisas recentes em vários países mostram que entre 5% e 17% da população mundial tem Dislexia, um número elevado e que merece total atenção.

A Dislexia não se trata de um problema de inteligência ou falta dela, nem tampouco uma deficiência visual ou auditiva ou ainda problemas afetivos emocionais. Trata-se de uma dificuldade específica nos processamentos da linguagem para reconhecer, reproduzir, identificar, associar e ordenar os sons e as formas das letras; um modo característico de funcionamento dos centros neurológicos de linguagem.

Os alunos com Dislexia podem demonstrar insegurança, baixa auto-estima e até se sentirem tristes e culpados. Alguns acabam se recusando a realizar atividades, com medo que seus erros apareçam e sejam ridicularizados. Com isso, podem criar um vínculo negativo com a aprendizagem, apresentando algumas atitudes um pouco mais agressivas com os professores e/ou colegas.

O importante é saber avaliar o aluno e conscientizar, escola e família, que a Dislexia requer acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados e que as escolas podem acolher os alunos com dislexia, sem modificar os seus projetos pedagógicos curriculares.

Denise Corrêa - Psicopedagoga e Tutora Educacional
Graduada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Psicopedagogia.
Endereço: Rua Enrico Delacqua, 297, Sala 65, Centro - São Roque
Fone e Whatsapp: (11) 99464-3749

Compartilhe no Whatsapp