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Denise Corrêa

Autor: Denise Corrêa

Psicopedagogo e professor: parceria na construção do conhecimento

4/6/2013 - São Roque - SP

O ato de aprender é característica inerente ao ser humano e envolve dimensões cognitivas, afetivas e sociais. Por isso, todo e qualquer indivíduo aprende de acordo com suas estruturas mentais e as relações de estímulo que vivencia. O que pode variar é a forma como cada um aprende e o momento em que aprende.

O aprendiz do novo milênio necessita ser competente, dominar as várias linguagens, utilizá-las como forma de pensar e argumentar sobre o mundo em que vive, porém, são complexos os mecanismos que este indivíduo dispõe para que o processo de aprendizagem aconteça e, dessa forma, as instituições educacionais se encontram em desafios constantes, buscando refletir como este processo acontece.

Com o objetivo de qualificar o desempenho escolar dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, crianças e adolescentes são encaminhados ao psicopedagogo pelas escolas que frequentam, com o foco em elucidar a causa de suas dificuldades. Geralmente, é o professor o primeiro a identificar que o estudante está com alguma dificuldade e, após um período de atenção e observação ao desenvolvimento, solicita o encaminhamento.

Para que o trabalho de um psicopedagogo clínico seja realizado com sucesso, o envolvimento dos profissionais que atuam próximo ao "aprendiz" é de extrema importância. Professor e psicopedagogo precisam um do outro, desde o primeiro momento, para que possam fazer uma representação adequada da situação. Logicamente, continuarão a precisar um do outro para estabelecer metas, bem como avaliar a pertinência dos passos dados e, a partir daí, avaliar e diagnosticar as condições de aprendizagem, identificando as áreas de competência e de insucesso do aprendente. Vale ressaltar que esta colaboração psicopedagogo/professor não pressupõe a dependência de um em relação ao outro ou o inverso, mas baseia-se na interdependência das ações mútuas, o que gera a autonomia pessoal de cada profissional no contexto da colaboração.

Uma das funções do psicopedagogo é a de oferecer ao professor a possibilidade de dividir a angústia e a responsabilidade que sente diante de determinados alunos com dificuldades de aprendizagem, como também de compartilhar os avanços conquistados.

Estabelecendo uma relação pautada na confiança e na troca, os profissionais terão maiores possibilidades de desenvolver um trabalho de atenção às necessidades e potencialidades dos alunos. E, ainda, por meio de uma parceria, é possível que as contribuições tornem-se mais significativas na prática de cada um, possibilitando a construção de objetivos comuns a todos os envolvidos.

Denise Corrêa - Psicopedagoga e Tutora Educacional
Graduada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Psicopedagogia.
Endereço: Rua Enrico Delacqua, 297, Sala 65, Centro - São Roque
Fone e Whatsapp: (11) 99464-3749

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