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Denise Corrêa

Autor: Denise Corrêa

Dificuldade de aprendizagem: observar é necessário

27/5/2013 - São Roque - SP

Definir “dificuldade de aprendizagem” não é tarefa simples e a atuação do psicopedagogo no aspecto clínico ou institucional, avaliando e diagnosticando as condições de aprendizagem, e identificando as áreas de competência e de insucesso, é que poderá concluir e direcionar a melhor forma de trabalhar a criança ou o adolescente oferecendo possibilidades de superação.

Aos pais caberá a primeira observação quanto ao comportamento da criança em relação ao “aprender”. Antes da idade pré-escolar, os pais já são os primeiros ensinantes; vivendo na era digital, torna-se inevitável o contato precoce da criança com as primeiras letras, sinais, símbolos, imagens, regras e todos os componentes que estão presentes no aprendizado educacional. Como pegar no lápis? Como pintar acompanhando o contorno dos desenhos? É através destas primeiras lições que os pais observarão o comportamento da criança.

Na idade pré-escolar é difícil diagnosticar distúrbios e dificuldades de aprendizagem, deve-se esperar a criança ingressar na escola onde esses problemas serão evidenciados e, aí sim, iniciada a intervenção necessária do psicopedagogo.

As crianças com dificuldade de aprendizagem podem apresentar desde cedo um maior atraso no desenvolvimento da fala e dos movimentos do que o considerado “normal”.

É necessário prestar atenção e ter cuidado ao trabalhar com as dificuldades de aprendizagem, pois toda criança tem um processo diferente de desenvolvimento – uns aprendem a andar mais cedo, outros falam mais cedo – e isso é absolutamente normal, não existe um padrão de desenvolvimento. O importante é observar e respeitar!

Denise Corrêa - Psicopedagoga e Tutora Educacional
Graduada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Psicopedagogia.
Endereço: Rua Enrico Delacqua, 297, Sala 65, Centro - São Roque
Fone e Whatsapp: (11) 99464-3749

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