ColunistasCOLUNISTAS

Ângela Schiezari Garcia

Autor: Ângela Schiezari Garcia

Osteopatia: uma proposta de tratamento eficiente

13/6/2013 - São Roque - SP

A osteopatia é uma terapia fundamentada em conhecimentos profundos, aprimorados ao longo do tempo por muitos médicos, pesquisadores e hoje também por fisioterapeutas, que tem como objetivo principal devolver funções e auxiliar o organismo a encontrar o caminho da cura, reestabelecendo e revertendo os processos patológicos.

Segundo Leon Chaiton, a osteopatia é um meio de diagnóstico, tratamento e cura que se utiliza de recursos terapêuticos manuais para interferir na estrutura e na função do organismo, a fim de obter resultados desejados. Embasada em conhecimentos de anatomia, fisiologia e biomecânica requer experiência prática e holística. Reconhece que a patologia se instala devido à ocorrência de disfunções das estruturas musculoesqueléticas e que o próprio organismo tem a capacidade de se recuperar.

De acordo com seu idealizador Andrew Taylor Still, a osteopatia é muito mais do que a aplicação de algumas técnicas manipulativas. É um sistema de cuidados com a saúde, embasada em princípios filosóficos. Seu aprendizado prático leva tempo para ser adquirido, e deve ser aplicado sempre com a intenção de realizar algo com o intuito de ajudar pessoas.

Still nasceu 1828, na Virgínia e era filho do médico Abram Still, pastor e agricultor. Ele também cursou medicina no Colégio para médicos e cirurgiões de Kansas e participou da Guerra Secessão (1861-1865), sentindo-se impotente para aliviar a dor de tantos feridos. Mais tarde perdeu os filhos numa epidemia de meningite e novamente o sentimento de impotência o motivou a se aprofundar no estudo detalhado do corpo humano.

No dia 22/6/1874 ele declarou a criação da Osteopatia, ensinando as técnicas e teorias desenvolvidas em um sistema de manipulações e sua fama fez com que a classe médica o perseguisse. Em 1892 foi criada a Escola de Osteopatia de Kirksville; em 1917 ele morre aos 90 anos de idade.

Sutherland e Little John, seus discípulos aprofundaram as técnicas e os fundamentos científicos por ele aplicados, que até hoje ajudam pessoas ao redor do mundo.

Há cerca de 20 anos, a osteopatia vem sendo difundida no Brasil e utilizada na cura de diversas disfunções e patologias. Os excelentes resultados obtidos no tratamento e a própria história de Still, o idealizador da técnica são os principais motivos, que me motivaram a realizar essa especialização.

Hoje como fisioterapeuta e osteopata, observo melhorias significativas nos pacientes, que vão desde o alívio de dores, melhoria do sono, do humor, da respiração até a recuperação completa da funcionalidade corporal.

Nos próximos artigos detalharei um pouco mais a respeito do conteúdo e de algumas experiências interessantes.

 

Ângela Schiezari Garcia

 

CREF 000690-G /SP - CREFITO 162573-F

- Educadora física e fisioterapeuta

- Osteopata, terapeuta self-healing e de leitura biológica

- E-mail: angela.garcya@terra.com.br

 

Studio Prátik – Rua Pedro Vaz, 291 – Centro – subida da Aeronáutica.

Fone: (11)4784-6289

 

 

Compartilhe no Whatsapp