ColunistasCOLUNISTAS

Denise Corrêa

Autor: Denise Corrêa

Quando procurar um psicopedagogo

19/6/2013 - São Roque - SP

Nos dias de hoje, pais e professores estão se deparando muito facilmente com problemas de aprendizagem com suas crianças. E o trabalho do psicopedagogo, na prevenção e diagnóstico da dificuldade da criança ou adolescente, destaca-se, exigindo um olhar diferente para o ser humano, trabalhando com nova escuta, nova observação e nova intervenção.

O psicopedagogo deve ser consultado sempre que o indivíduo apresentar dificuldades de aprendizagem, seja na infância ou na vida adulta.

O trabalho psicopedagógico visa também desencadear novas necessidades, de modo a provocar o desejo de aprender e não somente uma melhora no rendimento escolar.

Alguns sintomas para se ficar atento:

Para uma criança, o normal é sentir prazer ao ir à escola e ter satisfação para com o mundo que descobre através dela. O sintoma do não aprender denuncia que algo não está bem, seja no âmbito familiar, escolar ou, até mesmo, uma limitação singular dessa criança. Cabe ao psicopedagogo descobrir o que está acontecendo, coletando informações e montando o "quebra-cabeça", para, então, criar um plano de ação que irá auxiliá-la a superar suas dificuldades e conhecer suas potencialidades.

É preciso ficar atento às informações fornecidas pelos professores e pela escola. O trabalho preventivo evita problemas no futuro e crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem necessitam de atendimento individualizado.

Para finalizar, vale a pena relembrar quando está na hora de procurar um psicopedagogo:

Quando houver presença de apatia e desânimo nas relações que envolvem aprendizagem.

Denise Corrêa - Psicopedagoga e Tutora Educacional
Graduada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Psicopedagogia.
Endereço: Rua Enrico Delacqua, 297, Sala 65, Centro - São Roque
Fone e Whatsapp: (11) 99464-3749

Compartilhe no Whatsapp