ColunistasCOLUNISTAS

Ângela Schiezari Garcia

Autor: Ângela Schiezari Garcia

Benefícios do repouso e do relaxamento

13/9/2011 - São Roque - SP

O repouso é uma das necessidades básicas essenciais para a promoção de saúde e contribui para a recuperação do desgaste natural do organismo provocado pelas exigências do cotidiano.

O repouso compreende não só o período do sono, que deve ser em média de 7 a 8h por noite, como também períodos regulares de descanso em meio às atividades, como por exemplo, sair das posições mantidas ao longo de horas de trabalho, evitando as dores e desconfortos posturais.

É importante realizar uma análise do estilo de vida para a identificação e redução de sobrecarga excessiva decorrente de fatores pessoais ou profissionais, bem como uma reflexão sobre os hábitos que direcionam ações à saúde ou à doença. Os bons hábitos estão sendo descritos ao longo dos artigos.

O repouso deve ser físico e mental. As férias devem ser aproveitadas para a recuperação do organismo dos desgastes da vida, porém estas devem ser tiradas para relaxar e descansar e não para cansar mais ainda.

É saudável realizar a sesta, um pequeno repouso depois do almoço para descansar o corpo, recuperando-o do desgaste da manhã e prepararando-o para o próximo período de trabalho. Essa ação melhora o rendimento do indivíduo, o relacionamento entre as pessoas, reduz os acidentes e melhora a qualidade da produção.

Várias empresas proporcionam descanso para seus funcionários após o almoço, ao favorecerem condições para que façam relaxamento ou repouso, com a duração de 20 a 30 minutos por turno.

O preparo consciente requer o abandono de preocupações, ansiedades e tensões de qualquer ordem. Para tanto, posicionar o corpo de forma confortável no leito, ouvir uma música suave, receber uma massagem podem facilitar este processo.

A posição fetal, com os joelhos flexionados pode auxiliar no relaxamento, porém a coluna deve permanecer alinhada e o colchão e o travesseiro devem estar adequados ao peso corporal de cada pessoa.

O repouso e o relaxamento são pausas imprescindíveis para a renovação energética do organismo e determinam a regulação do mesmo, através do equilíbrio do sistema nervoso.

O restabelecimento da energia vital pode ser alcançado pela comunhão do indivíduo com a natureza e tudo o que se refere a ela: desde a harmonia entre seus componentes, a beleza dos tons exóticos, o contraste de texturas e ruídos até a sensibilidade ao que toca os corações.

E cada um recupera a sua moda peculiar, com arte ou encanto, com ritmo ou no silêncio profundo, em alfa ou teta você encontra-se no mundo.

O descanso e o relaxamento são pausas  merecidas, principalmente para os indivíduos de fibra, que jamais desistem de compromissos, ações comunitárias e trabalho árduo.

Afinal, energia de ação positiva faz vibrar melhor cada célula do nosso organismo.

 

Compartilhe no Whatsapp