ColunistasCOLUNISTAS

Ângela Schiezari Garcia

Autor: Ângela Schiezari Garcia

A verdade une o LÍDER às pessoas!

14/7/2012 - São Roque - SP

Cada vez mais, a população busca caminhos para melhorias na educação, na saúde, na segurança, na cultura, no lazer e no meio ambiente, visando aspectos relacionados ao bem-estar e à qualidade de vida.

Após de ter lido a matéria “A ascensão do popularismo”, publicada no jornal “O Estado de São Paulo”- 27 de junho de 2012, em que o autor do texto, Thomas L. Friedman, referia-se  ao  número  reduzido de líderes capazes de inspirar seu povo a enfrentar os desafios de nossa época, passei a compreender melhor o motivo pelo qual é tão importante a valorização das qualidades humanas.

Segundo Friedman, “a interligação do mundo por meio das mídias sociais e dos celulares com acesso à Internet está mudando a natureza do diálogo entre líderes e liderados em toda a parte”. As conversas passaram a ser predominantemente de mão dupla, favorecendo maior participação, inovação e transparência.

Assim, as pessoas também conseguem controlar e registrar a vida e as cenas rotineiras, acompanhando detalhes e oferecendo palpites sobre os assuntos mais diversificados do cotidiano.

Os líderes, por sua vez, como figuras públicas solicitam a compreensão e a ajuda das pessoas para compartilhar não só os benefícios do progresso e das benfeitorias, como também os fardos decorrentes da falta de condições socioeconômicas e culturais.

Na referida matéria, Friedman cita frases de Dov Seidman, autor do livro How e dono da LRN, empresa que orienta os executivos nas questões de liderança:

- “Nada inspira mais as pessoas do que a verdade”.

-“O mais importante em dizer a verdade é o fato de isso ligar o líder às pessoas, afinal quando confiamos a verdade às pessoas, elas devolvem esta confiança”.

Os líderes podem se posicionar e recrutar seus povos pela verdade, desde as primeiras contribuições para que os objetivos sejam atingidos em busca de um mundo melhor e mais sustentável, até a efetivação de metas audaciosas focadas muito mais na amizade dos seguidores e na admiração pela conduta ética de seu representante maior do que qualquer outro recurso fantasioso.

Isto é animador e admirável, pois os valores morais estão cada vez mais próximos e a esperança deve vibrar para que sejamos firmes nos propósitos, corajosos nas decisões e conscientes na escolha de nossos representantes.

Que felicidade pude sentir ao ler a matéria e quanta esperança para a realização de projetos e de sonhos que visam o bem comum, a alegria, a paz e a valorização do ser humano.

 

 

Compartilhe no Whatsapp