ColunistasCOLUNISTAS

Ângela Schiezari Garcia

Autor: Ângela Schiezari Garcia

A Melhor Idade e a Qualidade de Vida

10/12/2014 - São Roque - SP

Sempre ouço a frase: A terceira idade é a melhor idade!!!

A maioria das pessoas que fazem a afirmativa chegaram à terceira ou melhor idade preparadas para as atividades de vida diária e possuem boa qualidade de vida. Ao conversar com essas pessoas, elas relatam a pratica de alguma atividade física ou de programas específicos para terceira idade há algum tempo, com excelentes resultados para o bem estar.

Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa sente cada vez mais a  necessidade de procurar alguma atividade física, pelos diversos benefícios gerados para a saúde física e mental.

Na medida em que envelhecemos, ocorrem mudanças, que podem gerar comprometimentos no organismo. A musculatura tende a enfraquecer e os movimentos corporais tornam-se mais lentos, podendo causar fortes dores musculares. Há perda significativa nas capacidades motoras, tais como a flexibilidade, a coordenação, o equilíbrio e a força. Há redução na massa muscular e óssea, e em consequência um aumento da gordura corporal; até mesmo perda relativa de memória, incapacitando a realização de atividades de vida diária.

A atividade física regular e a fisioterapia geriátrica na terceira idade têm como um elemento indispensável retardar o processo de envelhecimento e diminuir as incapacidades.

Alguns benefícios proporcionados pelos exercícios são: melhora das capacidades funcionais, autonomia e bem-estar físico e psicológico, estimula o metabolismo, aumenta a mobilidade e a amplitude de movimento, combate processos inflamatórios, reduz as dores e doenças, aumenta o percentual de massa muscular e óssea e estimula os aspectos cognitivos como atenção, memória e percepção, com independência para as atividades de vida diária. Além disso, há um melhor convívio social, melhor interação nas atividades recreativas e culturais e envolvimentos em projetos para idosos para um envelhecimento ativo!

A Fisioterapia Geriátrica é indicada principalmente para pessoas acima dos 50 anos de idade e não é necessário apresentar dificuldade locomotora, causada por problemas musculares ou articulares. As técnicas utilizadas compreendem os exercícios ativos, globais e de equilíbrio. Sua aplicação pode se fazer necessária quando percebidos os sinais da perda da sensibilidade e controle das ações motoras.

A fisioterapia pode ser necessária em qualquer fase da vida, porém na Terceira Idade tem grande importância, não só no tratamento, mas na prevenção.

Convidamos as pessoas acima de 50 anos a realizar uma aula experimental do Programa Especial para 3ªIdade, com objetivos de prevenção da falta de mobilidade e amplitude de movimento e perda de equilíbrio; ganho de massa muscular e óssea e a manutenção da funcionalidade do corpo.

 Texto escrito por Tatiane Cristina Sarti.

 

 

Ângela Schiezari Garcia -  CREF 000690-G /SP   -     CREFITO 162573-F

- Educadora física e fisioterapeuta

- Osteopata, terapeuta self-healing, de leitura biológica e radiestesia genética.

- E-mail: angela.garcya@terra.com.br

Studio Prátik – Rua Pedro Vaz, 291 – Centro – subida da Aeronáutica

Fone: (11)4784-6289

Compartilhe no Whatsapp