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Leliane Andrade

Autor: Leliane Andrade

Cervejas artesanais – um ótimo negócio

17/3/2015 - São Roque - SP

 

E aqui vamos nós com mais um artigo, desta vez, direcionado aos cervejeiros artesanais. Embora não seja um assunto novo, aqui no Brasil pudemos acompanhar recentemente um grande crescimento do mercado cervejeiro artesanal, tendência que deve continuar em 2015. E já que as cervejas artesanais definitivamente caíram no gosto do brasileiro, as produções caseiras estão se espalhando, ficando cada vez mais profissionais e já acompanhamos o sucesso de microcervejarias que começaram há 20 anos como Karavelle e Dado Bier, inicialmente em pequenas produçõesda mesma maneira que muitos cervejeiros que estão iniciando hoje. E assim, porque não pensar em lucrar com uma atividade tão prazerosa, não é mesmo?

Se você produz sua cerveja e pretende fazer disso uma atividade lucrativa, este artigo pode ajudá-lo com algumas dicas. Em franco crescimento, o mercado de cervejas artesanais traz uma ampla possibilidade para a comercialização da sua cerveja, e para isso você deve pensar em como se posicionará diante da concorrência e também dos seus potenciais clientes. A visão do marketing neste momento é importante, e abaixo seguem alguns cuidados que podem ajudá-lo a se destacar.

Crie sua marca

A marca é a alma da sua cerveja.  Se você produz (ou pretende produzir) cervejas de diferentes estilos, pense em uma marca que transmita o que você quer que seu consumidor perceba quando tomar sua cerveja. Sua marca deve conter elementos que identifiquem você em todas as cervejas produzidas. Um bom exemplo para se inspirar é a Cervejaria Colorado. Veja os rótulos de suas cervejas. Independente de qual seja o tipo da cerveja, seus rótulos mantém algumas características comuns que logo identificam sua marca. Isso é importante. É o que vai identificar sua cerveja no meio de muitos outros concorrentes. A dica aqui é: NÃO ECONOMIZE NO DESENVOLVIMENTO DA SUA MARCA. Uma marca forte é sinônimo de vendas. E o sucesso do desenvolvimento da sua marca está ligado diretamente ao fato de ser feito por alguém com competência nesta área e que seja capaz de traduzir na sua marca o espírito da sua cerveja.

Crie um rótulo forte

O rótulo da sua cerveja pode ser considerado o ponto essencial para a primeira venda. Além de transmitir a percepção de qualidade e superioridade, ele deve ter a função de provocar no consumidor a vontade de provar o conteúdo da garrafa. Assim, pense em um rótulo que consiga ser bonito, provocante, simples e acima de tudo, que possa transmitir ao consumidor características que o levem a consumir sua cerveja. Lembre-se que o menos é sempre mais quando se fala em design, e o design clean é fundamental para transmitir estes conceitos sem que o rótulo se sobressaia ao produto.

Não esqueça de colocar as informações sobre o tipo de cerveja, processo, ingredientes que destacam sua cerveja das demais e tudo o que achar relevante, e para isso use o contra-rótulo. Pode parecer óbvio, mas olhando rapidamente para diversos rótulos, percebemos o quanto estas informações fazem falta e deixam o consumidor sem saber o que tem dentro da garrafa.  Aqui vale reforçar que também deve ser feito por um profissional de design, que vai saber traduzir em imagens as características da sua cerveja.

O material do seu rótulo também é importante, pois automaticamente o consumidor associa a qualidade do rótulo à qualidade do conteúdo da garrafa. Informe-se sobre as possibilidades, veja qual a sua necessidade e pesquise. Inicialmente você precisará de pequenas quantidades, e nisso você poderá ter uma certa dificuldade encontrar fornecedores que produzam rótulos com valores acessíveis. Mas é possível viabilizar e com isso melhorar a qualidade do que você oferece ao seu cliente. 

 

Organize-se

O controle na produção caseira é sempre mais complicado, e uma das dicas é que você monte fichas técnicas de cada cerveja, anotando desde ingredientes e quantidades até particularidades sobre o processo produtivo e as características da cerveja que está sendo produzida. Só assim você conseguirá produzir novamente a mesma cerveja em outras ocasiões. Lembre-se, seu processo produtivo será o seu diferencial e somente através do seu aprimoramento poderá ter sucesso nas vendas.

Divulgue

O boca a boca é uma das maneiras mais eficientes e baratas de divulgação, já que quando alguém elogia sua cerveja, automaticamente já está atestando para outra pessoa a sua qualidade. Assim, comece pela sua rede de amigos, faça degustações se for o caso. Use as redes sociais, fotografe suas cervejas, faça parcerias. Além de um rótulo bonito, pense em um material de divulgação, com cartão de visita e folheto, por exemplo. É um investimento que faz você disparar na frente da sua concorrência. Atualmente vemos uma crescente demanda para o mercado de cerveja artesanal em eventos, como brindes de festas corporativas, casamentos e aniversários. É uma excelente oportunidade de divulgação, já que cada convidado que vai provar sua cerveja é um potencial cliente. E é por isso que nesta hora o rótulo é tão importante, e além das informações sobre a cerveja, devem conter seus dados de contato.

Participe de eventos cervejeiros

Eventos são a maneira mais fácil de chegar ao seu público-alvo ideal, já que é uma oportunidade em que potenciais compradores estarão reunidos em um mesmo lugar. E além de clientes para conquistar, é uma ótima oportunidade para trocar informações e se atualizar sobre as tendências de mercado e a concorrência. Se você participa ou pretende participar, vale a pena dar uma lida no artigo aqui do Guia São Roque em que falo sobre participação em eventos. A dica é: PREPARE-SE. Faça um planejamento e extraia do evento o melhor que puder.

Uma última dica é que você acompanhe notícias sobre o seu mercado, tendências e vá se adaptando às necessidades que vão surgindo. Uma das crescentes demandas é para as orgânicas, e este pode ser um interessante nicho para você. Atualize-se e fique sempre por dentro do que o mercado busca!

E segue abaixo alguns links para que você possa se informar um pouco mais sobre este promissor mercado, e quem sabe, futuramente, fazer parte da estatística dos que se deram muito bem, tendo começando suas produções em casa. Ein Prosit!

http://www.istoe.com.br/reportagens/319458_O+NEGOCIO+MILIONARIO+DAS+CERVEJAS+ARTESANAIS

http://www.sebraemercados.com.br/cerveja-artesanal-otimo-negocio-para-pequenos/

 

 

Leliane Andrade

Marketing Digital para Negócios de Alimentação

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