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Leliane Andrade

Autor: Leliane Andrade

`` Gourmetizar´´ - A arte de agregar valor e triplicar suas vendas sem fazer parte de clichês

13/4/2015 - São Roque - SP

 

Vamos falar de culinária. No último artigo tratei de cervejas artesanais, e neste falarei de estabelecimentos como hamburguerias, docerias, chocolaterias e outros do ramo de alimentação. Hoje percebemos uma tendência na área gastronômica de transformar comidas corriqueiras em gourmets. O simples brigadeiro ganhou uma nova roupagem e se transformou em brigadeiro gourmet, e com isso, muitas vezes diminuiu de tamanho e triplicou no preço. É o que chamamos de “valor agregado”. O consumidor entende que o valor mais alto deste tipo de produto é justificado pelos atributos proporcionados pelo seu consumo.

Mas afinal, o que é o “gourmet”? A definição da Wikipédia revela que é um “ideal cultural associado com a arte culinária da boa comida e boa bebida, e diz-se que é gourmet quando está reservado a paladares mais avançados e experiências gastronômicas mais elaboradas”. Podemos acrescentar aqui a sofisticação do prato ou produto, que o diferencia da comida comum. Erroneamente, este termo vem sendo usado em excesso e muitas vezes com alimentos que não merecem se encaixar nesta definição.

É preciso entender um ponto crucial nesta questão. Não adianta apenas rotular o produto como “gourmet” para cobrar a mais por ele.  O cliente precisa ter esta percepção, e para isso, é necessário investir em algumas estratégias que irão diferenciar o produto comum do sofisticado. Isso envolve elaboração e apresentação do produto, qualidade dos ingredientes empregados, embalagem e outros aspectos.  É preciso ter em mente que não adianta simplesmente escrever no seu cardápio “gourmet”, se aquele prato não possui os atributos que o diferencia dos pratos comuns, não transmitindo ao cliente esta percepção de valor.

Para você que atua na área gastronômica, é interessante analisar a possibilidade de incluir opções gourmets em seu cardápio, agregando valor ao seu estabelecimento e com isso incrementando suas vendas e disparando na frente da concorrência. Mas ressalto que é preciso ficar atento a alguns detalhes que farão toda a diferença. Proporcionar ao seu cliente a experiência de degustar algo único e especial deve ser o seu objetivo.

Produção limitada ou artesanal

Este é um aspecto intimamente ligado ao termo “gourmet”, pois por si mesmo já define o produto (ou prato) como algo especialmente produzido com qualidade superior. O consumidor gosta de sentir-se especial por estar comendo algo exclusivamente preparado para poucos. Valorize esta informação na sua comunicação.

Qualidade e diferenciação

O gourmet é algo com um toque especial, um ingrediente diferenciado ou sofisticado. Vários locais que adotam o termo “gourmet” não consideram este cuidado extra no que está sendo servido.

Apresentação

Este pode ser o ponto crucial que vai definir seu sucesso ou fracasso nas vendas. Vamos a um exemplo interessante: o hambúrguer. A ideia de um hambúrguer gourmet nos remete automaticamente a um lanche feito com ingredientes mais frescos ou algo fora do comum, com um toque sofisticado e ao mesmo tempo em uma produção artesanal e cercada de cuidados. Seu hambúrguer pode ter todos estes elementos, mas se na hora de servi-lo você não prestar atenção na apresentação do prato, todos os aspectos citados irão por água abaixo e seu cliente talvez não fique satisfeito em pagar um valor diferenciado por um lanche feio (mesmo que esteja gostoso). Isso é válido para qualquer comida gourmet, e é preciso reforçar que a percepção do cliente é o mais importante.  O cliente primeiro “come com os olhos”, e depois efetivamente degusta o alimento. Assim, não é só o sabor e o aroma que conta, mas também a apresentação e embalagem que vai agregar valor à experiência do consumidor com determinado alimento.

Docerias são bons exemplos de como é possível lucrar com alimentos diferenciados. Vemos brigaderias e docerias investindo em embalagens, caixinhas diferenciadas, adesivos, tags, e com isso criando novos produtos que ultrapassam o limite de simples docinhos. Embalagens bonitas transformam os docinhos em delicados presentes.

Divulgação

A propaganda é sempre a alma do negócio. De nada adianta você pensar com todo o carinho em pratos diferenciados se as pessoas não souberem disso. Assim, invista em marketing sempre. Algumas idéias:

- Fotografe seus pratos -  Delegue esta tarefa a alguém que tenha capacidade para isso. Aquela foto de celular sem brilho ou pixelada pode simplesmente fazer com que seu prato (ou produto) pareça ruim ao paladar. E uma boa foto é capaz de fazer com que seu consumidor tenha vontade de consumir seu prato. Por isso, invista.

- Redes sociais – utilize sem moderação. Faça divulgações, crie promoções, mostre seus pratos na rede. Cada curtida em uma imagem sua é uma propaganda para outras pessoas. Vale ressaltar novamente a importância da utilização de fotos bonitas!

- Materiais de divulgação no ponto de venda (Folhetos, prisma de mesa, banner, etc)  – Se você quer incluir algo especial em seu cardápio, invista em materiais de divulgação. Faça folhetos e insira nos cardápios que são entregues aos clientes, coloque um prisma em cada mesa com a foto do novo prato, ou um banner na entrada do seu estabelecimento. Chame a atenção para suas opções gourmets e provoque no seu cliente a vontade de degustá-los.

- Treine seu pessoal – O cliente deve saber o que torna aquele prato ou produto especial, e para isso, um profissional treinado é a melhor propaganda.

 

Resumindo, pense que ao inserir um prato ou produto gourmet em seu rol de produtos, você deve ter o principal objetivo de proporcionar ao cliente uma experiência única e satisfatória, e para isso, qualidade e diferenciação são elementos básicos.

Até o próximo artigo!

Leliane Andrade

Marketing Digital para Negócios de Alimentação

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