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Leliane Andrade

Autor: Leliane Andrade

Cardápios, um fator de sucesso no seu negócio

1/7/2016 - São Roque - SP

Vou falar especificamente de cardápios para restaurantes, mas creio que as dicas podem ser úteis a qualquer estabelecimento que sirva alimentos. Quando nos sentamos à mesa de qualquer restaurante pela primeira vez, muitas vezes fica difícil decidir por um prato sem saber o que teremos pela frente. E é nesta hora que o cardápio se torna uma ferramenta importante de vendas. Não é uma opinião pessoal. Existem estudos realizados (Cornell University) que apontam que cardápios bem elaborados podem aumentar as vendas em até 28% ! Neste artigo pretendo reunir algumas dicas específicas que podem acrescentar valor ao seu cardápio. Vejamos:

1 – Reúna todas as informações que precisam constar no cardápio. Pratos (aqui é interessante considerar também a descrição dos itens para que seu cliente tenha mais conhecimento antes de realizar sua escolha), bebidas, acompanhamentos. Estas informações serão determinantes para a próxima etapa.

2 - Contrate um profissional de propaganda ou design. Pode parecer redundante, mas é uma dica importante, pois um profissional da área será capaz de transformar suas informações em um cardápio atraente para seu cliente. Ele saberá sugerir o formato mais adequado para que você tenha um cardápio eficiente e bonito.

3 – Contrate um fotógrafo. Com ele você terá imagens mais fiéis (ou um pouco mais artísticas, dependendo do caso), que aguçará o paladar dos seus possíveis clientes. Uma imagem ruim pode gerar o efeito contrário. As fotos tiradas com o seu celular podem ficar lindas para o facebook ou qualquer outra rede social. Porém, na hora de utilizar para a impressão em papel tudo fica diferente, e o que já não tiver tanta qualidade ficará pior. Além do mais, o olhar treinado do fotógrafo saberá valorizar ainda mais um prato bonito.

4 – Na maioria das vezes o designer não será o responsável pela impressão, mas é preciso que ele tenha noção do processo gráfico para que possa pensar em soluções viáveis. Assim, converse com ele ou busque contratar uma gráfica de confiança. Busque referências, informe-se, saiba que tipo de material será usado, acabamento, enfim, fique de posse de todas as informações sobre o trabalho antes de bater o martelo. E se orçar em diversos lugares, faça uma comparação minuciosa, pois muitas vezes as diferenças de valores estão em detalhes que prejudicam a qualidade do material que será entregue, e são economias que só trarão prejuízos posteriores com cardápios de menor qualidade e durabilidade.

Muitos estabelecimentos fracassam logo de início por não darem atenção aos aspectos acima. Obviamente, quando se pensa em abrir um restaurante, existe todo um universo de custos que devem ser considerados. Reserve uma parte do seu caixa para cardápios eficientes, lembrando-se que não se trata de apenas mais um custo, e sim, um investimento.

As próximas dicas são voltadas a quem estiver fazendo o desenvolvimento do cardápio, mas vale a pena dar uma lida para que você possa avaliar se o trabalho está sendo elaborado de maneira eficiente.

- Formato – Existem diversas opções de formato, dos mais simples aos mais exóticos. A sugestão é que se faça um esboço do cardápio para se determinar quantidade de páginas, formatos, enfim, aspectos que podem influenciar no valor da impressão. Este pequeno cuidado na fase inicial evita grandes dores de cabeça, e estou falando pela nossa própria experiência com o trabalho na gráfica. Já nos chegaram ideias diferentes e formatos fora do padrão, que poderiam ser executadas, mas o cliente não estava disposto a pagar o custo equivalente para ter um material diferenciado. Praticamente tudo é possível. O que tem que ser considerado é o quanto VOCÊ estará disposto a gastar para executar determinadas ideias. Então, minha sugestão é que converse com quem estiver desenvolvendo o layout e peça a ele uma previsão do formato logo de cara antes de iniciar a diagramação. Faça seus orçamentos, veja se é viável e toque em frente.

– Layout – Preste atenção na composição. Um cardápio eficiente deve ter equilíbrio entre texto e imagens. Lembre-se que a disposição de todos os elementos pode transmitir sensações que inconscientemente podem ser atribuídas ao restaurante. Cardápios escuros, sem qualidade, mal diagramados, entupidos de informações podem passar uma ideia ruim sobre o restaurante.

– Imagens – Você não precisa ter fotos de todos os pratos no seu cardápio, mas é interessante usar algumas imagens para ilustrar os pratos, preferencialmente feitas por um fotógrafo com conhecimento do processo gráfico de impressão. Ele poderá fornecer os arquivos com o formato adequado para garantir a mínima perda de qualidade. E aqui vai uma dica importante: Procure fazer as fotos dos pratos da forma que realmente ele será servido. Muitas pessoas gostam de comparar o prato servido com a foto que está sendo mostrada e isso pode lhe trazer aborrecimentos.

- Texto – Preste atenção especial à correção de todos os textos, que deverá ser claro, conciso, escrito em tipologia adequada e em um bom tamanho para leitura. A organização é fundamental. Divida os pratos por categorias e agrupe as informações de modo que fique mais fácil para o cliente encontrar o que busca. Seja criativo. Descrição dos pratos costuma ser interessante para que seu cliente sinta-se tentado a experimentar.

- Cores – Procure usar cores neutras, para que os pratos sejam o destaque. Lembre-se que deve estar em harmonia com a identidade visual do restaurante, sendo coerente com todo o ambiente.

- Elementos de identificação – Logotipo, tipologia, enfim, tudo deve estar relacionado a elementos que transmitam a identidade do restaurante.

- Impressão – Preste atenção ao material que será impresso. O cardápio deve ter uma boa durabilidade, então informe-se com a gráfica sobre os materiais e acabamentos disponíveis. E lembre-se que é importante manter cardápios em boas condições, já que o cliente inconscientemente avalia seu restaurante pela qualidade do que está à sua mão.

Leliane Andrade

Marketing Digital para Negócios de Alimentação

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