ColunistasCOLUNISTAS

Fabiana Henriques

Autor: Fabiana Henriques

Você conhece o farol, monumento da praia campista Farol de São Thomé?

13/9/2016 - São Roque - SP

A data de inauguração, 29 de julho 1882, às 15:30 horas, foi escolhida especialmente para coincidir com o aniversário de 36 anos da Princesa Isabel. O monumento com 45 metros de altura e 216 degraus, foi projetado pelo engenheiro francês Gustave Eiffel  o mesmo que idealizou a Torre Eiffel, em Paris.

Foi ele, o "Gigante Vermelho", que observou o surgimento de uma comunidade ao seu redor, e que serve como ponto de referência para os navegantes.

A importância do Farol se dá pela segurança que presta aos navegantes amadores e profissionais, por sinalizar a existência de elevações rochosas e extensas que ficam cobertas pela superfície d'água como corais e bancos de areia e que só podem ser observados bem de perto.

A localidade se formou em torno do farol de São Thomé, praia de Campos dos Goytacazes no Estado do Rio de Janeiro, instalado pela Marinha no local há cerca de 134 anos. O farol, que dá nome a localidade, é de origem francesa, funcionando no centro de um terreno em área militar. A França sempre liderou o mercado internacional de construção dos aparelhos lenticulares. A fábrica Barbier & Fenéstre, inaugurada em 1862, em Paris, subsistiu, até cerca de 1970, como Barbier, Benard & Turenne. Em 1877, os franceses já haviam exportado mais de 2.500 aparelhos.

 Sua estrutura de 45 metros de altura em ferro fundido não leva solda e antigamente a iluminação era feita utilizando querosene como combustível. 

Quando passou a ser feita a sinalização com utilização da energia elétrica, seus reflexos atingiam Santo Amaro. A lanterna era cercada de vidraça de cristal e equipada com lente de cristal na espessura de 3 centímetros com lâmpada de 1000 watts e emitia 8 faixas de luz que giravam em forma de leque e alcançavam 25 milhas (mais ou menos 46 km).

Com sua inauguração foi possível ser feito o tráfego marítimo  com maior segurança.

No ano de 1967, houve um incêndio na lanterna, o farol foi então substituído por outro de categoria inferior e seu alcance ficou reduzido a 19 milhas (mais ou menos 35 km). Na época de sua inauguração, funcionava a querosene, atualmente funciona com energia comercial, mas possui 2 geradores e ainda funciona a querosene como originalmente, se preciso. Ele acende de acordo com horário do pôr do sol e faz a volta completa em 68 segundos.  

Sua importância cresceu com a intensificação do tráfego de embarcações de apoio as plataformas submarinas de petróleo na área do Cabo São Thomé.

Este famoso cabo, esquina onde todos os navios que se dirigem do norte ao Rio, Santos ou Buenos Aires passam, possui um longo banco de areia, chamado Banco de São Thomé, que se estende a umas 8 milhas da costa, e a linha de 20 metros de profundidade a umas 20 milhas. 

Farol de Sâo Thomé, praia de Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

Fotos: Fabiana Henriques

Compartilhe no Whatsapp