ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Sua empresa é viavél?

25/9/2017 - São Roque - SP

Sua empresa é viável?

080-09-2017

Ter informações e conhece-las é fundamental para uma gestão empresarial sadia, ocorre que nem sempre isso acontece, muitas vezes sem uma experiencia administrativa correta os empreendedores trabalham com base no eu acho ou “achismo”, e isso é muito perigoso, quando o mercado esta comprador e seus produtos ou serviços são de grande aceitação o negócio vai de vento em polpa, quando não, a coisa fica muito complicada.

Recentemente conversando um empreendedor que estava disposto a iniciar um negócio, sem querer desmotiva-lo, mas com o objetivo de apenas firmar seus pés no chão; em nossa conversa ele me disse que estava prestes a montar um comercio, já tinha capital suficiente e com as pessoas com quem havia conversado o incentivo era grade e que seriam seus possíveis clientes.

Muito bem, ai eu tive que provocá-lo!!!

Já havia um estudo de quanto será o custo fixo da empresa?

Qual era o custo unitário de cada produto que estaria comercializando (não seriam muitos)?

Qual o preço de venda de cada um?

Quanto produtos ele estimava vender por mês e porque ele estimava esse volume, seus produtos tem algum diferencial em relação a concorrência?

Agora o mais importante qual o volume ideal que sua empresa deveria vender para que ela consiga manter saudável ou no mínimo viva (Ponto de Equilíbrio)?

Não tive a idéia de jogar um balde de agua fria em seu projeto, apenas queria vê-lo vencedor nessa empreitada e não mais um empreendedor que ousou abrir sua empresa sem estar realmente preparado.

Algumas das perguntas acima costumo fazer aos empresários que me procuram para discutir seus negócios, com certeza acrescento outras mais, e a surpresa é que a grande maioria tem certa dificuldade em respondê-las com facilidade e isso é preocupante.

Quando você decide entrar num mercado cada vez mais competitivo, e esta disposto a investir independente da quantia, você deve trabalhar para mitigar as dúvidas e entrar disposto a vencer, com conhecimentos estratégicos e financeiros.

Vamos trabalhar melhor as informações de gestão de sua empresa?

 

Walber Almeida Xavier de Sousa (Diretor)

AXS Consultoria Empresarial

www.axsconsultoria.com.br

(15) 30130868 / 988151487 / 991051487

contato@axsconsultoria.com.br

 

Compartilhe no Whatsapp