ColunistasCOLUNISTAS

Mayk Souza

Autor: Mayk Souza

Principais cuidados com o rosto no inverno

5/6/2019 - São Roque - SP

Com a chegada da estação mais fria do ano, a umidade fica mais baixa e exige diversos cuidados com o rosto. A pele tende a perder água e ficar desidratada neste período e, por consequência, mais ressecada. Para evitar que isso aconteça, é necessário ter uma atenção extra a esta área do corpo.

Fique atento. Uma hidratação mais profunda é imprescindível no inverno. Vale lembrar que a pele do rosto é diferente das outras partes do corpo, portanto exige o uso de creme específico. Já para a limpeza, o ideal é investir em produtos que removam as impurezas e que não causem ressecamento da pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é no inverno que a pele sofre com desnaturação das proteínas, processo que ocorre devido a baixa temperatura. O rosto e outras partes do corpo estão sujeitos aos danos causados pelo frio, mas como cada tipo de pele sofre de maneira diferente, os cuidados também devem ser diferenciados.

Cuidados especiais com a pele do rosto no inverno

Você conhece o seu tipo de pele? É importante saber isso para evitar o uso de produtos inadequados. Caso tenha dúvidas, procure um dermatologista para uma avaliação.

Cuidados para quem tem a pele seca

O ressecamento da pele é o efeito mais notado no inverno. Quem já tem a pele seca sofre ainda mais, neste caso a dica é investir em produtos para hidratação.

Faça o uso de hidratantes logo após o banho e também lave o rosto mais de uma vez ao dia, para que a pele esteja sempre úmida e limpa.

Cuidados para quem tem a pele oleosa

No inverno a exposição ao sol é menor, com isso as glândulas sebáceas ficam adormecidas. É ideal investir em produtos que controlem a oleosidade.

Cuidados para quem tem a pele sensível

É a que mais sofre em todas as estações e no inverno não é diferente, já que o frio e a falta de umidade deixam a pele mais irritada. Invista em produtos hipoalergênicos e no consumo de vitaminas.

Cuidados para quem tem a pele com acne

Pessoas com acne tendem a ter a pele oleosa. Seguir um protocolo para redução da oleosidade é o ideal para preservar a beleza do rosto.

Mude seus hábitos e preserve a saúde da pele

Outro fator que contribui na manutenção da saúde da pele do rosto no inverno é ter uma dieta rica em vitaminas e sais minerais. O consumo destes nutrientes neutraliza os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

Se você quer retardar o aparecimento dos temidos sinais do tempo, adicione castanhas, tomates e alimentos ricos em vitamina C ao seu cardápio. Eles vão deixar a pele do rosto lisinha e fortalecida.

Frutas como laranja, limão e kiwi precisam ser consumidas com frequência. Elas são necessárias para que o organismo faça a síntese do colágeno, e a vitamina C é antioxidante, importante para manter a pele do rosto bonita e saudável.

Vale ressaltar ainda que hábitos praticados no verão devem ser mantidos no inverno. Ações como o consumo de água, no mínimo 2 litros por dia, e o uso de filtro solar diariamente contribuem para a preservação e beleza da pele.

O inverno também é o período indicado para tratamentos estéticos, uso de produtos a base de ácidos, aplicação de laser e peelings. Na estação mais fria do ano, a incidência dos raios solares é menor, o que ajuda no processo de recuperação após a realização de alguma das ações descritas.

Compartilhe no Whatsapp