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Leliane Andrade

Autor: Leliane Andrade

Quatro dicas para sua empresa driblar o Coronavírus

16/3/2020 - São Roque - SP

 

Provavelmente você nunca deve ter ouvido falar do mundo V.U.C.A. E posso afirmar categoricamente que este conceito que nasceu na década de 90 nunca fez tanto sentido em ser utilizado, quanto o momento que estamos vivendo agora, em março de 2020.  Este termo foi empregado pelo U.S. Army College para definir o cenário mundial no período pós Guerra Fria e nasceu do acrônimo das palavras em inglês Volatility, Uncertain, Complexity e Ambiguity. Traduzindo para o português: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Embora inicialmente o termo tenha sido utilizado no contexto militar e posteriormente agregado ao cenário empresarial na década de 90, para explicar a rapidez com que o mundo vem mudando, estas quatro palavras descrevem perfeitamente o cenário que estamos vivendo por conta do COVID-19, popularmente conhecido como Coronavírus: um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Alguém aí discorda?

mundo vuca

Final de 2019. Mercados em alta, um lindo horizonte se estendendo à frente, empresários animados com a expectativa de projeções extremamente otimistas para 2020. Parece um cenário tão distante, não é? Virada de ano, aquela certeza de dias melhores chegando e mal sabíamos que menos de três meses depois estaríamos diante de uma crise mundial, provocada por um vírus que aparentemente não apresenta uma letalidade significativamente alta, mas que em pouco tempo se tornou o maior responsável pelo caos instalado em todo o planeta e que certamente trará prejuízos incalculáveis para todos, independentemente do tamanho das organizações. Se, por um lado a letalidade do vírus é relativamente baixa, por outro, os prejuízos causados ao setor empresarial será difícil de serem dimensionados.

Isso nos traz de volta ao mundo V.U.C.A, e seja qual for seu ramo de atuação ou modelo de negócio, a hora exige ações rápidas. A grande pergunta neste momento é: como navegar em águas tão turbulentas e conseguir lidar com tudo isso, diminuindo o impacto da crise nos negócios? Este artigo tem como objetivo ajudar sua empresa a atravessar este momento, e será o primeiro de uma série que abordará assuntos com temáticas ligadas a gerenciamento de crises, transformação digital e inovação. Espero, com isso, cumprir um pouco do meu papel como cidadã e, através do meu conhecimento em Marketing, ajudar pequenos e médios empresários a enfrentar este momento delicado. Se você faz parte deste universo do empreendedorismo e está perdido neste cenário que vem se complicando cada vez mais, creio que esta leitura poderá ajudá-lo.

Antes de mais nada, a primeira recomendação que posso fazer a qualquer empresário, de qualquer segmento, é ter calma. Não entrar em pânico é o primeiro passo para que as atitudes que venham a seguir possam ser tomadas com o máximo de clareza possível. Pensar de forma organizada faz com que as ações necessárias possam ser aplicadas com mais eficiência. Lembre-se, esta situação, embora crítica, vai passar. A questão agora é tentar minimizar o máximo possível os efeitos colaterais no seu negócio. Partindo do pressuposto de que você já tomou todas as medidas necessárias para prevenir possíveis contágios em seu ambiente, a primeira coisa a ser avaliada é a forma como vai gerenciar a crise em sua empresa. Algumas dicas que podem ser úteis:

Tenha a agilidade de uma Startup

Startups nascem em torno de um problema real do mercado e que precisa ser resolvido para atender a um determinado público. Para isso, os envolvidos no projeto trabalham na solução de forma colaborativa, com agilidade, testam no próprio mercado e vão aprimorando o produto ou serviço a partir da observação. Aqui, não estamos falando de criar algo novo para o mercado. Quando falo em usar a lógica das Startups para passar por esta crise, quero dizer que você deve colocar o foco no seu cliente e a partir daí redesenhar todo o seu processo, de forma ágil e eficiente: ele precisa continuar sendo seu cliente, independente do momento pelo qual todos estão passando. A primeira recomendação é, se possível, que você forme uma equipe multidisciplinar que possa se reunir e dar um passo atrás sobre como sua empresa opera hoje e como ela pode continuar operando no atual cenário. Forma-se assim um comitê de gerenciamento de crise (ou, se preferir, um SQUAD, termo comum em metodologias ágeis, que são empregadas tanto em solução de problemas em empresas tradicionais, como também em Startups), e a partir daqui você poderá definir protocolos de atuação em relação a todos os elos da cadeia que estejam envolvidos com a sua empresa, de fornecedores e clientes a colaboradores e parceiros. Lembre-se: o foco é no cliente, e qualquer ação deve fluir no sentido de garantir que seu cliente não se perca neste caminho. Cada segmento exigirá atitudes diferentes, mas em todos eles, a agilidade será fundamental. E uma boa dose de criatividade fará toda a diferença!

Planeje seus próximos passos

Ter uma visão abrangente de como está a situação é fundamental. Informar-se, verificar as estatísticas, projeções do que tem acontecido em outros países e evolução da doença no Brasil ajuda a traçar um possível cenário para os próximos meses. Obviamente tudo é muito novo, e o Brasil é diferente dos outros países em que a epidemia já chegou ao topo, o que pode fazer com que as coisas aconteçam de forma completamente diferente por aqui. Mas ainda assim, é preciso tentar prever os possíveis desdobramentos dessa crise, pensando em dois cenários: otimista (rápida erradicação do vírus) e pessimista (evolução das infecções e quarentena estendida).

Algumas perguntas-chave que você precisa responder em relação ao seu negócio neste momento: Quais operações minha empresa pode suspender e o que eu posso fazer para diminuir meus custos operacionais neste momento? Como posso tranquilizar meus clientes e continuar entregando meus serviços e produtos? Como posso continuar produzindo e como meus colaboradores podem continuar seu trabalho de forma segura? Por quanto tempo meu negócio consegue manter as operações por conta de uma quarentena estendida? Quais os canais posso utilizar para continuar me comunicando com o meu cliente?  Como organizaremos o trabalho para que meus colaboradores possam trabalhar em home-office? Reúna-se com a sua equipe e tente responder a estas e outras perguntas que considerar relevantes para o seu negócio, e a partir daqui trace novas metas e um plano estratégico para este período.

Inovação é fundamental neste cenário

Estar aberto a processos inovadores é importante para driblar esta crise. Não é o momento de se concentrar em vender mais, mas sim de pensar em formas inovadoras de continuar entregando valor ao seu cliente, e isso pode ser a diferença entre alavancar ou deixar seu negócio morrer em meio a esta crise que não tem data para acabar. Você pode se valer de diferentes processos na busca de inovação, como o Design Thinking, por exemplo. Nos próximos artigos vou falar um pouco mais sobre como esta metodologia pode ajudar organizações de qualquer porte, mas basicamente, posso afirmar com segurança que é uma das maneiras mais rápidas para se chegar a soluções inovadoras na resolução de problemas, e por ser uma ferramenta extremamente ágil, tem um grande valor para que as empresas consigam encontrar respostas eficientes para continuar atendendo seu público neste momento caótico. A inovação nem sempre está ligada à tecnologia, mas em tempos de recomendações de quarentena, ferramentas tecnológicas de comunicação certamente farão toda a diferença na continuidade de muitos negócios. Falaremos sobre elas mais adiante.

Utilize sua intuição

Ninguém conhece o seu mercado melhor do que você, e seu instinto e experiência podem ser decisivos para a tomada correta de decisões. Por isso é importante manter a calma e não agir com precipitação. Mantenha a sua equipe altamente engajada, e, principalmente, motivada. Se a recomendação é o trabalho em home-office, defina junto com a sua equipe como deverá ser realizado, crie cronogramas de entrega e confie em seus colaboradores, deixando claro o que você espera deles. Para muitas empresas é uma situação absolutamente nova e que pode gerar desconforto por conta da falta de regras, mas por outro lado, a entrega de resultados satisfatórios de seus colaboradores é um fator muito mais relevante do que a quantidade de horas que efetivamente estão presentes na sua empresa. Uma nova realidade exige uma mudança de mindset tanto da liderança quanto da equipe, e neste ponto é fundamental que seus colaboradores entendam o propósito da empresa e como isso está conectado ao que se espera de sua atuação. Problemas como confidencialidade e outros aspectos relacionados a leis trabalhistas deverão ser solucionados. Se possível, consulte um advogado para estabelecer regras.

Falando especificamente sobre ferramentas, hoje você conta com excelentes opções para manter a comunicação com seus clientes e também com colaboradores. Abaixo, duas ferramentas para reuniões online que costumo utilizar e que vão muito além do Whatsapp e Telegram:

- Google DUO – Excelente qualidade de transmissão, porém tem a limitação de até 8 pessoas por chamada em grupo. Pode ser usado no celular e também no Desktop. Para conhecer mais: https://duo.google.com/about/

- ZOOM – plataforma para videoconferência e webconferência com até 1.000 participantes em uma mesma sala. Permite o compartilhamento de tela e pode ser usado para treinamentos, suporte técnico e reuniões. Você pode baixar o aplicativo para o celular ou utilizar no Desktop. https://zoom.us/pt-pt/freesignup.html

Meu próximo artigo vai falar sobre o trabalho em home-office, modalidade que adotei há alguns anos, e também me aprofundar um pouco mais sobre como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa a atravessar este momento. Não deixe de acompanhar por aqui!

Espero com este artigo ter trazido uma pequena direção para o caminho de quem se viu jogado no meio de um tsnunami de uma hora para outra, e que precisa continuar navegando em meio a tanto caos.

Eu sou a Leliane Andrade, apaixonada por Marketing, Inovação e Transformação Digital. Gostou do artigo? Deixe a sua opinião! Quer saber mais sobre outros assuntos? Dê a sua sugestão!

Um abraço e até o próximo artigo!

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