ColunistasCOLUNISTAS

Mayk Souza

Autor: Mayk Souza

Quais são as vantagens de investir em imóveis?

2/11/2020 - São Roque - SP

Existem diversas modalidades de investimento no mercado, algumas com mais riscos e ganhos, outras mais seguras e com rendimentos menores.

 

Dependendo do poder econômico e conhecimento da pessoa, investir em ações, dólar, ouro e outras modalidades pode representar muito risco. Diante disso, vários analistas recomendam investir em imóveis.

 

Uma das principais vantagens de investir em imóveis é a garantia de recebimento de um aluguel, o que pode representar um ganho extra no final do mês.

 

Com valorização constante do metro quadrado nas principais cidades do país, correção anual de aluguel e ainda facilidade de liberação de crédito imobiliário, esta acaba sendo uma das primeiras modalidades de investimento de várias pessoas.

O que observar ao investir em imóveis?

Existem diversos perfis de investidores no mercado e boa parte deles busca por ganhos sólidos e não gostam de colocar seu dinheiro em perigo.

 

Neste caso, eles sempre optam por investir em imóveis na planta para ganhar na valorização durante o período de obras e ainda com locação futura.

 

Por isso, é necessário avaliar a região em que for comprar o imóvel se existe uma grande quantidade de placas de aluguel, pois isso pode representar que a concorrência maior e você terá que baixar o preço da locação. Já se a oferta for reduzida, pode indicar ganhos maiores.

 

Não é só isso, você precisa também ver o estilo do imóvel que está adquirindo. Se for residencial, a existência de escolas, supermercados e a segurança do bairro  segurança podem representar vantagens, enquanto que para locação empresarial vai depender da oferta de serviços de internet e transporte facilitado, por exemplo.

 

Não se esqueça de avaliar a construtora, outros imóveis já entregues por ela e a qualidade do serviço prestado. Se possível, entre nas redes sociais e na página do Reclame Aqui dela e avalie a forma como ela trata seus consumidores.

Preservação do valor investido

Raramente um imóvel perde seu valor de mercado. Além disso, existem casos em que obras públicas na região elevam o preço do metro quadrado.

 

Existem investidores que compram na planta e vendem logo que o imóvel é entregue, reaplicando aquele saldo em novas obras.

 

Mesmo que alguma crise econômica surja, é possível adiar a venda do seu imóvel e aguardar uma maior valorização.

Segurança patrimonial

Atuar na bolsa de valores com ações, moedas estrangeiras ou ouro vai te deixar em dois extremos: investir pouco e ganhar pouco ou aplicar muito e correr o risco de de ficar sem nada ou conquistar uma bolada. Essa oscilação não acontece com quem investe em imóveis.

 

Mesmo que alterações na economia possam afetar o valor médio dos imóveis ou travar as vendas por um período, dificilmente ele será vendido por menos do que o valor que foi pago.

 

Além disso, investir em melhorias no imóvel vai fazer com que o seu preço seja ainda acima da média praticada pelo mercado.

Diversificação de portfólio

Como comentei acima, existem diversos tipos de investidores e um especialista na área vai diversificar bem suas aplicações para obter o melhor rendimento possível.

 

Neste caso, ter parte do seu dinheiro aplicado em imóveis permite reduzir os riscos de oscilações econômicas e quedas da bolsa, por exemplo.

 

Sabe aquele dito popular sobre "não colocar todos os ovos em uma única cesta"? Pois bem, essa prática funciona muito bem para investidores que querem reduzir os riscos e ter ganhos financeiros constantes.

Disciplina financeira

Nós vivemos em uma sociedade em que educação financeira não é algo difundido e investir em imóveis vai ajudar a você a ter disciplina com o dinheiro.

 

A primeira etapa de aprendizado é a fase de juntar o dinheiro necessário para fazer o seu investimento, já a segunda é a reaplicação dos valores conquistados com a locação ou mesmo a venda do imóvel.

 

Este ciclo vai te ajudar a valorizar todo o seu dinheiro e a lidar com ele de uma forma mais estratégica.

Renda extra

Vamos supor que você invista agora em um apartamento na planta com previsão de entrega em 30 meses. Inicialmente, terá que arcar com as taxas de obras ou com pagamento facilitado direto com a construtora.

 

Depois de pronto, se tiver um financiamento bancário terá então que pagar as parcelas do acordo e o valor do condomínio.

 

A locação vem para cobrir esses custos fixos e, dependendo da negociação, vai gerar um valor extra mensalmente.

 

Se o apartamento já estiver quitado, esse salário extra virá como uma renda passiva que pode ser reaplicada para aumentar o seu capital.

Invista com segurança

Acima expliquei cinco das vantagens de investir em imóveis. Se você deseja entrar nesse mercado, comece a visitar lançamentos na sua cidade e avalie as condições oferecidas.

 

Depois disso, veja se já tem os recursos necessários ou se vai necessitar de empréstimo bancário. Neste último caso, faça uma pesquisa de mercado para encontrar as menores taxas de juros e fazer um bom negócio.

 

Por fim, avalie a empresa que que está construindo o empreendimento e veja se ela é confiável e oferece as garantias para conclusão do projeto e invista com segurança.

Compartilhe no Whatsapp