ColunistasCOLUNISTAS

Leliane Andrade

Autor: Leliane Andrade

5 estratégias para manter a sua saúde mental e também a saúde do seu negócio

4/1/2021 - São Roque - SP

Já ouviu falar do “Janeiro Branco”? É um mês de alerta para a saúde mental e vamos começar nosso ano falando disso, afinal, não existe sucesso sem saúde, correto? Com a pandemia, o carrossel de emoções que todo empreendedor enfrenta diariamente girou ainda mais rápido com a incerteza que passamos a viver em 2020. Neste artigo queremos sugerir cinco estratégias que ajudarão você a manter a saúde mental, trazendo mais fôlego para cuidar do seu negócio.

Panoramas altamente desfavoráveis, demissões em massa, lockdown, o medo do contágio, a grave crise financeira que impactou todos os segmentos… Tudo isso contribuiu para desestabilizar ainda mais a vida dos brasileiros, de uma maneira geral. Para quem já empreendia, o cenário de incertezas trouxe preocupações ainda maiores e neste ano queremos ajudar você a superar todos estes desafios. Mas antes de falar sobre negócios, vamos falar de você, já que garantir sua saúde mental é o primeiro passo para que o sucesso que você busca nos negócios seja alcançado.

Empreender não é fácil, e além de paixão, é preciso muita resiliência para superar as dificuldades do dia a dia e no meio de uma pandemia, tudo se torna absolutamente gigantesco e é neste ponto que fica difícil manter o que é mais importante: a saúde mental. De repente fomos arrancados das nossas rotinas normais, tivemos que ficar distantes de quem amamos, trancados em casa, trabalhando triplicado e, para quem tem filhos, ainda foi necessário arrumar tempo para conciliar trabalho e atividades escolares, sem contar também todo o stress gerado por estas mudanças.

Esta sobrecarga afeta diretamente o cérebro, que comanda o corpo. Um cérebro cansado, ansioso ou negativo traz sintomas físicos, prejudicando a saúde como um todo e dificultando ainda mais que você atue de forma eficiente nos negócios. Todo este processo acaba virando uma bola de neve difícil de controlar: quanto mais os negócios vão mal, mais tensão você traz para a sua vida, aumentando o prejuízo financeiro e assim por diante.

Quando estamos felizes, nosso cérebro funciona melhor e fica muito mais fácil ir em busca dos objetivos. A criatividade vem, conseguimos resolver de maneira mais simples os problemas que aparecem e a produtividade aumenta. A felicidade faz com que fiquemos mais saudáveis, mais otimistas e mais resilientes, dando um fôlego maior para enfrentar todos os desafios do dia a dia.

Incertezas e riscos constantes fazem parte da realidade de qualquer empreendedor, que já está acostumado a enfrentar pressões diariamente. A grande questão é passar por todos estes momentos da maneira mais saudável possível, controlando o stress, a fadiga e também a ansiedade. As dificuldades financeiras e a imprevisibilidade do que estamos vivendo também pode trazer a depressão, uma grande inimiga de qualquer empreendedor. Para manter a saúde do seu negócio, é fundamental se cuidar primeiro. Por isso, é necessário que você trabalhe no sentido de manter a sua saúde mental em ordem, e aqui vão 5 estratégias que ajudarão bastante:

1 – Escute seu corpo

Nosso corpo realmente fala, e quando não damos atenção, ele literalmente grita. Preste atenção aos sintomas e não se deixe para segundo plano. Você pode apenas estar exausto, mas só saberá se é cansaço ou problemas mais sérios quando investigar um pouco mais. Não protele!

2 – O básico de todo ser humano: comer e dormir direito

Parece redundante falar que você precisa comer e dormir direito, mas na correria do dia a dia estas são as primeiras atividades que ficam prejudicadas. Se seu sono não está bom, o desempenho cerebral fica afetado e interfere em todas as suas atividades. Já com relação à comida, a relação entre atitude e consequência é imediata, e com uma alimentação ruim você conseguirá afetar não somente sua saúde cerebral, mas também prejudicará sua saúde física.

3 – Exercite-se

O dia a dia é realmente corrido, mas um aspecto positivo é que a pandemia trouxe para dentro de nossas casas diversas possibilidades de se movimentar de forma online. Pilates, Yoga e até mesmo outras atividades são o suficiente para que você continue em movimento, então não tem desculpas.

4 – Mantenha suas conexões

O distanciamento social não significa que você tenha que se isolar. De forma online, você consegue manter sua rede de relacionamentos e é fundamental que consiga reservar um tempo para manter a conexão com seus entes queridos, amigos e até mesmo continuar manter o seu networking.

5 – Busque sua felicidade, sempre!

Um estudo publicado na revista Neurology mostra que o stress afeta diretamente o cérebro, diminuindo seu volume e alterando funções cognitivas importantes. O antídoto para este problema? Simples: a felicidade! Reserve um tempo para você, para estar com a família e também para atividades que são relaxantes para você. Quando empreendemos, literalmente damos o sangue e muitas vezes esquecemos que sem saúde não é possível levar adiante nenhum negócio e a frustração vai aumentando ainda mais nossos problemas. Portanto, cuide-se!

Como todo empreendedor, sua felicidade também está atrelada ao sucesso do negócio que você comanda, e pode ser que a sobrecarga em cuidar de todas as coisas atrapalhe um pouco a sua saúde mental e consequentemente a saúde do seu empreendimento. Lembre-se que você não precisa dar conta de tudo sozinho e que é importante buscar ajuda. Assim você conta com um know-how que agregará muito mais valor ao seu negócio e pode se concentrar no que faz de melhor. Pode contar com a gente para isso!

Para finalizar este artigo, quero deixar o link de um encontro online promovido pelo Sebrae, que trata justamente deste assunto e que serviu como inspiração para este artigo. Vale a pena assistir:

https://www.sebraepr.com.br/videos/isolamento-social-como-cuidar-da-sua-saude-mental-e-da-sua-empresa/

Um excelente 2021 para você e que seja um ano de muita saúde e sucesso para todos nós!

Leliane Andrade

Marketing Digital para Negócios de Alimentação

www.lelianeandrade.com.br 

https://www.instagram.com/eu.lelianeandrade/ 

Compartilhe no Whatsapp