ColunistasCOLUNISTAS

Mayk Souza

Autor: Mayk Souza

Quais são os melhores bancos de imagens gratuitos?

11/1/2021 - São Roque - SP

Bancos de imagens

Manter um blog ou um site de notícias exige um cuidado especial com as imagens que são usadas para ilustrar cada conteúdo. Assim como diversos outros materiais, elas possuem direitos autorais e precisam de autorização para uso. Como alternativa, existem alguns bancos de imagens gratuitas que podem ser explorados pelos produtores de conteúdo.

 

Se você usa imagens sem autorização, saiba que essa atitude pode trazer problemas: além de usar arquivos que são tão populares a ponto de já estarem desgastadas para o público (imagine você e seu concorrente usando a mesma ilustração em uma campanha), estas imagens podem ter direitos autorais e serem protegidas por lei.

 

Mas não precisa se preocupar, os bancos de imagens gratuitas disponibilizam milhares de fotos e vetores de ótima qualidade, para os mais variados segmentos e livres para uso comercial.

Para te ajudar, selecionei alguns dos melhores bancos de imagens gratuitos para usar em um blog. Ilustrações exclusivas e de qualidade ajudam na construção de marca e no processo de vendas. Confira a minha lista e comece a escolher as melhores ilustrações agora.

Dicas de bancos de imagens gratuitos

A lista abaixo traz uma seleção de alguns dos melhores serviços gratuitos que permitem escolher diversas imagens para tornar o seu conteúdo único e atrativo.

Freerange Stock - https://freerangestock.com/

Este é um dos maiores bancos de imagens gratuitas e tem uso ilimitado, contendo fotos e ilustrações de qualidade, divididas em várias categorias, para vários temas e conteúdos.

 

Para fazer o download das fotos que deseja, basta fazer um cadastro simples e rápido no próprio site. O sistema de busca das imagens é eficiente e organizado.

Freepik - https://br.freepik.com/

Um dos mais famosos de nossa lista, o Freepik é um banco de imagens gratuito que tem mais de 1 milhão e meio de fotos, além de vídeos, vetores, ícones e ilustrações.

 

Não é preciso fazer cadastro para ter acesso às fotos, mas é preciso atenção: caso use as imagens disponíveis, é preciso dar créditos aos autores. A menos que você seja um assinante pago do site – o que te dará também acesso a arquivos exclusivos.

 

Fique atento, cada arquivo contém um tipo de licença e sua procedência.

ISO Republic - https://isorepublic.com/

Fundado pelo fotógrafo Tom Eversley, o ISO Republic possui mais de 2 mil imagens, com excelente qualidade e altíssima resolução.

 

Um dos pontos fortes desse banco de imagens gratuito é que para baixar e usar as fotos não é exigido licença e nem créditos, ideal para usar artes diferentes nos processos de captação e de gestão de leads das suas campanhas de marketing.

Pexels – https://www.pexels.com/

Este é um dos mais populares bancos de imagens gratuitos na internet. Oferece mais de 30 mil arquivos em seu acervo, todos em alta resolução, gratuitos e com permissão para uso pessoal e comercial, modificação, cópia e distribuição com uma imensa variedade de temas.

 

Além de não ser necessário dar créditos no uso das imagens, não é preciso se cadastrar para fazer downloads. O site é todo em português.

Pixabay - https://pixabay.com/pt/

Com mais de 900 mil imagens de boa qualidade, ilustrações, vídeos e vetores, livres para uso, sem direitos autorais, o Pixabay também é um dos preferidos dos blogueiros e jornalistas de todo o país.

 

No seu sistema de busca é possível filtrar a pesquisa por tamanho, categoria, cor, orientação do layout, entre outros itens, o que faz com que seja um dos bancos de imagens gratuitos mais completos que há.

 

Com relação ao cadastro, este se torna obrigatório apenas quando se deseja baixar uma imagem maior do que o tamanho 3000 x 1994 px.

 

O site tem a versão em português, mas vale lembrar: por ser originalmente em língua inglesa, você terá mais e melhores resultados pesquisando no idioma oficial.

RGB Stock – https://www.rgbstock.com/

Quer imagens maiores e de alta resolução? Neste caso, a melhor opção é o RGB Stock, um banco de imagens criado por fotógrafos e ilustradores.

 

Um diferencial do RGB Stock é sua disponibilidade, não apenas em imagens diretamente utilizáveis, mas também em outros elementos como planos de fundo, texturas e filtros, trazendo diversas opções.

 

Para usar as imagens gratuitas disponíveis, é preciso fazer um cadastro. 

Unsplash - https://unsplash.com/

Este é um dos bancos de imagens gratuitos mais acessados no mundo (são cerca de 3 fotos baixadas por segundo no site). Apesar de ser uma plataforma totalmente em inglês, oferece uma grande variedade de imagens incríveis e mais de 9 mil aplicativos integrados, como o Trello, o Instasize e o Weebly.

 

Você pode criar listas de imagens favoritas e baixá-las quando quiser, livres de qualquer direito autoral, para cópia, edição e distribuição. Além das palavras-chave usadas em sua busca, o site mostra ainda arquivos de termos relacionados.

 

Há, por fim, a possibilidade de se inscrever no newsletter, recebendo, regularmente, imagens novas.

Escolha imagem que ilustre a mensagem original do texto

Assim como a elaboração do conteúdo, uma boa imagem vai complementar a compreensão da informação e tornar o processo de empatia mais fácil. Já o contrário, fotos agressivas e chocantes podem provocar repulsa e afastar o leitor.

 

Tendo isso em mente, avalie os diversos bancos de imagens gratuitas para encontrar as melhores fotografias e arrasar em seus novos conteúdos.

Compartilhe no Whatsapp