Autor: Mayk Souza
Você que é gerente, diretor ou tem um cargo de gestão em um departamento comercial e tem metas agressivas, certamente sabe o poder que a motivação tem para que o time supere os objetivos. Porém, mesmo sabendo da importância, nem sempre é possível encontrar saídas para motivar uma equipe de vendas.
Se isso acontece com você e se sente incapaz de elevar a ambição do seu time, aqui eu vou explicar alguns caminhos possíveis para ter sucesso neste objetivo.
A primeira tarefa será fazer uma classificação de todos os profissionais envolvidos nas metas, seus históricos profissionais, os resultados deles nos últimos seis meses e descobrir também as suas principais lamentações e desejos. Com base neste estudo você poderá avançar na sua estratégia de motivar o time e adotar medidas para incentivar a captação de clientes.
Para ajudá-lo, apresentarei algumas ideias práticas e simples de serem executadas de como motivar uma equipe de vendas. Boa leitura!
Um ambiente competitivo pode ser, muitas vezes, visto como algo prejudicial. No entanto, é importante lembrar que a competição pode ser importante para que cada membro da equipe de vendas consiga sair de sua zona de conforto e se mobilizar.
Além disso, o ambiente competitivo pode servir como um parâmetro. Nada como enxergar os feitos de outros para que um funcionário seja capaz de avaliar os seus e buscar formas de evoluir no trabalho de prospecção de vendas.
Portanto, crie metas que sejam reais, mas desafiadoras, e ofereça uma recompensa adequada por elas. Faça tudo isso sem alimentar a rivalidade entre os integrantes do grupo.
Um bom líder precisa mostrar que percebe os esforços e as ações positivas do grupo que gerencia. O psicólogo Abraham Maslow, que é referência quando se trata de estudos sobre os efeitos da gratidão e do reconhecimento nas pessoas, já dizia que “o que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma”.
Portanto, se você quer ajudar na motivação de sua equipe, elogie, agradeça, demonstre que enxerga o que aquela pessoa faz. Isso a deixará confiante e satisfeita e consequentemente, motivada. Especialmente quando o funcionário for além do esperado e entregar muito mais do que foi pedido.
O reconhecimento pode ser demonstrado das mais variadas formas: desde uma pequena nota de agradecimento até um bônus. Busque a maneira mais proporcional e conveniente.
A equipe se sentirá valorizada quando puder fazer parte nos processos de tomada das decisões. Lembre-se que a valorização leva à motivação.
Além disso, a sensação de estar integrado ao negócio e ser ouvido, de fazer parte verdadeiramente de um time, deixa os trabalhadores mais satisfeitos.
É sempre importante escutar as opiniões, sugestões e até mesmo críticas dos funcionários – e levá-las em consideração quando achar que são viáveis.
Conhecer bem as suas soluções, os seus potenciais clientes e necessidades do mercado são informações valiosas que as equipes precisam aperfeiçoar de tempos em tempos. Investir para que os funcionários dominem as habilidades de oratória e persuasão também tornam-se práticas valiosas para aumentar a competitividade.
Logo, uma boa tática de como motivar uma equipe de vendas é fazer com que o funcionário esteja treinado e tenha as habilidades necessárias, tornando-o confiante sobre suas capacidades. O cliente reconhecerá estas qualidades, o que aumentará o seu desempenho individual.
Por isso, vale aqui a máxima do “treino duro, jogo fácil”. Não é preciso esperar momentos críticos. Invista em capacitação constante.
Muitas empresas não elaboram um regulamento claro sobre remunerações e não reconhecem talentos individuais, perdendo-os para os concorrentes.
A remuneração é um dos maiores fatores de motivação e isso é inegável.
Com auxílio do departamento de recursos humanos, é possível elaborar um processo mais inteligente de bonificação, muito mais evoluído do que o tradicional comissionamento por vendas.
Crie metas específicas, tais como:
Ao cumprir cada um desses objetivos, o funcionário pode ter direito a um determinado benefício dentro daqueles que foram acordados, ajustando as metas de acordo com o trabalho individual.
O pensamento positivo provoca a liberação de hormônios neurotransmissores ligados ao bem-estar e ao prazer, e que ajudam na resolução de problemas: a dopamina e a serotonina.
Agora, imagine receber uma carga desses neurotransmissores diariamente, antes da rotina do trabalho. Aqui entra uma ferramenta muito útil: a matinal de vendas.
Incorpore-a à sua rotina. Pela manhã, antes do início da jornada, o gestor deve reunir todos os profissionais do seu time e fornecer gatilhos mentais positivos.
O grupo se sentirá mais disposto e forte para prosseguir com suas tarefas.
Essas e outras atitudes devem ser tomadas diariamente, como um hábito. A partir de alguns dias, esse espírito positivo tomará conta de todos e você vai ver que o processo de como motivar uma equipe de vendas será bem mais natural e satisfatório.
Veja também: Como ser um bom gerente de vendas?
Aqui apresentei algumas das estratégias que uso sempre que alguém me pergunta como motivar uma equipe de vendas. Vale lembrar que cada pessoa e cada time agirá de maneira bem específica, o que exige do gestor uma adaptação para que as ideias sejam bem compreendidas.
E você amigo leitor, quais são os seus rituais de motivação?