ColunistasCOLUNISTAS

Daniel Marx

Autor: Daniel Marx

Qual o caminho devemos percorrer?

20/3/2021 - São Roque - SP

Depressão e suicídio, o mal do século.

livro último degrau

 

Muita gente se pergunta por que deve se matar ou desistir da vida. Por que é mais fácil ficar recluso do que viver em uma sociedade? Por que aquelas pessoas que pareciam tão felizes atentaram contra a própria vida? Por que após um suicídio de uma celebridade, o índice de suicídio principalmente entre os jovens tem um aumento considerável?

Essas são algumas perguntas que muitas vezes ficam sem respostas, ou temos vergonha de perguntar.

A depressão e o suicídio são problemas de saúde pública e precisam ser combatidos e discutido com seriedade. E as pessoas afetadas por esse mal precisam ser apoiadas e socorridas.

Quase um milhão de pessoas tiram a própria vida todos os anos. E por que não fazemos nada? Por que não cuidamos uns dos outros? Por que os governantes muitas vezes fecham os olhos para esse mal que acomete a população?

Neste livro vamos abordar essas e muitas outras questões envolvendo esse tema que virou um tabu para na sociedade, mas que tem que ser quebrado e vencido.

Este livro não é apenas para a pessoa que sofre deste grande mal, mas também para os familiares destas pessoas que sofrem tanto quanto o suicida.

                A ideia trabalhar essa obra veio através de convivência com muitas pessoas que sofriam de depressão e de pessoas que atentaram contra a própria vida e que eram próximas a mim.

                Eu sofri anos com depressão e sei bem o que é aquela dor que parece que vai nos destruir e que em muitos casos ela destrói. (Relata o autor) 

                O mundo antes da pandemia tinha um índice de 800 mil vítimas do suicídio, e as tentativas eram 3 vezes maiores. Agora vivendo dentro deste turbilhão que é a pandemia, a perda de entes queridos, de amigos, companheiros e a convivência diária com agressores, psicopatas, abusadores, estupradores e tantos outros criminosos, esse quadro tem aumentado. Agora imaginem vocês que agora a economia está ruindo, o desemprego está aumentando, a fome é um cenário presente e voltou com toda a força, o desgoverno tem se intensificado e o desespero vem batendo as portas de milhares de pessoas. Isso é um prato cheio para o desenvolvimento da depressão, das síndromes psicológicas, do pânico, da incerteza e por consequência do suicídio.

                O que tento mostrar nesta obra é que ainda há uma chance. Que ainda não é o último degrau. Que por pior que seja o cenário, o suicídio não é a saída.

                O livro foi feito a base de pesquisas e se baseando em dados de órgãos governamentais e de saúde como a OMS e o Ministério de Saúde. Além disto foi feito consultas e entrevistas com médicos e psicólogos para poder entrar com mais alicerce neste campo tão perigoso e que precisa ser explorado.

                Vamos ainda abordar suicídio e a depressão em celebridades e pessoas anônimas, e mostrar que este mal atinge a todas as classes sociais, todos os sexos, raças e religiões e que precisa ser combatido o quanto antes.

Compartilhe no Whatsapp