ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O LockDown seria devastador para as empresas brasileiras?

1/5/2021 - São Roque - SP

Venho hoje trazer para vocês um tema polêmico: LockDown.

O LockDown é de fato um tópico complicado de dissertar. Hoje eu trabalho com diversas empresas oferecendo consultorias, e um assunto que me perguntam é como sobreviver em um possível fechamento de tudo.

Primeiramente devo dizer que dificilmente haverá no Brasil um Lockdown em massa. Isso porque nosso presidente ainda não dá devida atenção e importância a pandemia. Então nesse ponto se o Lockdown te assusta, pode ficar tranquilo.

Mas vamos ao que realmente interessa, hoje desde uma empresa desentupidora em SP até um super mercado, cada uma tem suas particularidades, mas há algo em comum para todas elas: administração.

Qualquer empresa hoje precisa ser bem administrada. Isso irá separar os grandes dos pequenos. Uma empresa bem administrada consegue sobreviver tranquilamente 4 meses fechada sem precisar demitir ninguém. Ao redor do globo, não há relatos de um lockdown tão longo. De qualquer forma, pense que uma empresa bem administrada deve ter caixa suficiente para crises como a Pandemia. Mas isso por si só não basta, veja que estamos vivendo tempos difíceis e de crise há mais de um ano. Isso são 12 meses difíceis, e que com lucros abaixo do normal. Se fechado sem lucro algum uma empresa pode sobreviver 4 meses, ao abrir e ter uma quantia mínima podemos pensar em estender esse prazo de sobrevivência por mais uns quatro meses.

Mas sabemos que a realidade do brasileiro não é fácil. Abrir uma empresa é tão difícil como ter sucesso no casamento, se você é ou já foi casado, sabe bem que administrar crises é algo rotineiro, e que a gente sempre precisa estar prontos para qualquer momento difícil, e nem sempre isso é possível. Há momentos que as coisas ficam piores e a gente perde a cabeça. Normal, somos humanos.

Mas pense também que a gente precisa sempre se reinventar, com novos projetos, como por exemplo o São Paulo Sustentável. Veja que há pessoas sempre inovando e conseguindo chegar a patamares onde outros nem sonham estar algum dia.

Renovar sua empresa precisa ser algo constante SEMPRE. Se não for por causa de uma crise, que seja por causa de uma oportunidade que apareceu. E acredite, “para olhos treinados, não existem coincidências”. Esteja sempre atento ao mercado e suas mudanças.

Se eu tivesse uma empresa hoje que vende sapatos, iria abrir uma loja virtual com toda certeza. Com ou sem pandemia, mas hoje em dia PRINCIPALMENTE não há motivos para não ter. Afinal, as pessoas estão cada vez mais comprando produtos pela internet. E na rede, você não paga aluguel exorbitante, e nem funcionários que muitas vezes atendem mal seu cliente e sujam o nome da sua empresa.

Por isso digo e repito: cada grande passo que muda sua vida, é antecedido por um pequeno impulso. Esse impulso você pode escolher chama-lo de insight, crise, inovação, empreendedorismo, não interessa. Você pode ser leigo e não ter ideia do que estamos falando com nomes estranhos, em inglês, seja lá o que for, mas o que interessa é você estar aberto e ter visão para enxergar o que é melhor para o seu negócio. Vender na internet não é difícil, mas se for para você, encontre alguém que te ajude. Se vender na internet não for suficiente para você, analise e encontre outras formas.

Ninguém em um lockdown iria morrer de fome. Isso é balela. Quem morre de fome é miserável que se quer tem um emprego com ou sem pandemia. Empresário de verdade poderia perder alguns bens, que são sim conquistados com muito esforço, mas isso não significa que você não possa recuperar depois.

Mas acreditar em política e não na ciência é algo que não é racional. Ser oportunista e ir na onde de políticos que não querem o bem da população, também não é racional, pois ser inteligente é saber que cada pessoa deve ter seu espaço e vida preservada. Sacrifícios são necessários em todas as décadas. Perder nunca será bom, mas se você morrer ou um familiar próximo seu, significa que você perdeu TUDO.

Hoje, século XXI, em meio a pandemia, vemos o quanto dinheiro/economia está acima da vida das pessoas. É triste para alguns, necessário para outros, e para uma parcela ainda menor é o cenário ideal. Lembre-se que em qualquer crise, haverá alguém lucrando MUITO em algum lugar.

Compartilhe no Whatsapp