ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Turismo irá se recuperar, talvez seja o primeiro setor a se reerguer. Entenda

1/5/2021 - São Roque - SP

Segundo secretário de turismo do Rio de Janeiro, o turismo vai ser um dos primeiros setores a se recuperar. Mas o que isso significa? E como isso seria possível?

Bem, o artigo hoje será um pouco mais informativo, e menos educativo. Nossa ideia é mostrar para você o resultado provável com o fim da pandemia, que estamos chamando de “efeito manada.”.

Efeito Manada – O que é?

Imagine um número de turistas que praias famosas recebem diariamente, como por exemplo o turismo em Alagoas. Milhões de pessoas por ano passam pelas cidades desse estado, e devido a pandemia o número foi reduzido drasticamente. Mas agora pensa que quando o Brasil decretar fim da pandemia, e as portas se abrirem novamente, os turistas estarão desesperadamente loucos para realizar viagens.

Será como bois em uma tourada na Espanha. Pessoas ensandecidas e ansiosas para viajar a qualquer lugar. Imagine empresas aéreas lotadas, pacotes de viagens esgotados junto a hotéis e praias lotadas. Caos total.

Essa é a previsão para o fim da pandemia. Hoje já vemos um grande número de pessoas em praias de várias capitais famosas, como Florianópolis, Rio, Salvador, etc. E se o número que vemos hoje, que já é muito em meio a pandemia, imagine depois dela.

Dito isto, alguns lugares que provavelmente sofrerão em demasia, será Torres RS  por ser a melhor  e mais próxima praia de banho no Rio Grande do Sul, assim também como Florianópolis, Rio de Janeiro, cidades de Alagoas como Maceió, Porto Seguro na Bahia, e alguns outros.

A previsão é de que fique lotados os hotéis por meses consecutivos, e quem deixar de comprar seus pacotes de viagens, não conseguirão encontrar pacotes e diárias disponíveis por um bom tempo. Há quem antecipe isso e já está adquirindo pacotes para o próximo ano. Algumas empresas já não conseguem mais oferecer pacotes para o verão 2022.

Isso tudo sem sabermos de fato quando realmente vai acabar a pandemia. Um problema que surge disso é que as empresas aéreas não estão disponibilizando remarcações de vôos com facilidade, e isso repercute em várias outras empresas. Como isso, até o Atendimento Decolar  fica congestionado, e muitas pessoas não conseguem resolver seus problemas de remarcação.

Para você, leitor, fazer um mínimo de ideia do caos iminente, pense nas bandas que tocam em eventos e festivais. Inclusive em grandes conjuntos como Ivete Sangalo, etc. Esses artistas estão sem poder fazer shows ao vivo há muitos meses, e eles praticamente vivem disso! Na hora que pudermos voltar a suportar eventos, estes artistas vão sair atropelando tudo, vai ser shows praticamente todos os dias da semana nas principais cidades do Brasil.

O efeito disso será devastador não só para as cidades turísticas, mas para os profissionais dessas empresas de eventos, que agora estão sendo demitidos e deixados a mingua, mas depois, a previsão é de que o trabalho se torne intenso e pesado. Com toda certeza isso acarretará alguns outros problemas, como doenças por cansaço excessivo. Mas diante do que vivemos hoje e de nossas dificuldades em manter: casa, carro, família, etc, qualquer esforço massivo que se faça necessário, será muito bem vindo para retomar nossas vidas como era antes de toda essa crise.

 

Conclusão

Agora que você já entendeu como e porquê o setor de turismo vai voltar com força máxima, talvez seja a hora ideal para decidir onde investir seu dinheiro “agora” ou até mesmo em programar aquela viagem de férias que não pode tirar no último ano.

Desejamos sorte para você, e que tenha sempre consciência em seus negócios.

Compartilhe no Whatsapp