ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Mercado Gamer: vale a pena atuar?

3/5/2021 - São Roque - SP

O mercado gamer está em alta atualmente! Existem diferentes possibilidades para quem tem o sonho de trabalhar nesse meio. Vale ressaltar que o mundo dos games agita a economia do Brasil e do mundo. 

 

Por trás de todos os jogos disponíveis, existe uma indústria que não para de crescer. O melhor é que esse segmento emprega diversas pessoas. Sendo assim, conheça mais sobre o mercado gamer.

Como funciona uma carreira no mercado gamer?

O sonho de diversas pessoas é atuar no mercado gamer. Essa indústria não para de crescer, seja o mercado de acessórios, como a venda de headset gamer, ou os próprios jogos eletrônicos e competidores. 

 

Se o seu objetivo é atuar dentro do ramo de games, existem diferentes setores que os profissionais podem escolher para atuar. 

 

Uma das formas de atuação mais comuns desse ramo é, sem dúvidas, o streamer. Eles são classificados por criar e produzir conteúdos de jogos. 

 

Os streamers trabalham, basicamente, com a transmissão de jogos ao vivo aos seus telespectadores. Essas pessoas possuem um canal em alguma plataforma de transmissão e, dessa forma, conseguem a monetização pela criação de seu conteúdo. 

 

Vale ressaltar que tudo dependerá da perseverança e desempenho das pessoas que desejam ingressar nessa atividade.  

 

Uma outra alternativa de ingressar no mercado gamer é atuando em competições do eSports. Mas essa é uma atividade que, normalmente, exige muito dos jogadores, já que são considerados atletas. A rotina desses jogadores costuma ser bastante rígida também, garantindo bons resultados. 

 

Aqueles que ganham destaque no setor competitivo conquistam diversos fãs ao redor do mundo. O motivo disso é simples: os locais de competição costumam ser preenchidos por plateias que protegiam o jogo. 

 

Além disso, é muito comum que essas competições sejam patrocinadas por vendedores de produtos gamers profissionais. Como é o caso de quem atua no setor de venda dos acessórios, citado anteriormente. 

 

Quem conquista um papel de destaque no setor de competições pode ultrapassar, inclusive, alguns jogadores de futebol. 

 

Quais são as oportunidades no setor gamer?

Em nosso país, diferentes setores utilizam as lógicas presentes nos jogos eletrônicos para atuar em suas áreas, desde a medicina até a educação. 

 

Esse método, inclusive, recebe o nome de gamificação. De maneira geral, trata-se de um processo que envolve utilizar as estratégias de jogos eletrônicos para realizar atividades de outros setores. 

 

E essas estratégias são um desafio, não somente para resolver os problemas nos setores, mas também mudar os comportamentos.

 

Toda a aprendizagem, dessa maneira, será potencializada. Isso porque, com o auxílio dos jogos, é possível criar regras claras, conquistando novas formas de metas e premiações. 

 

Sendo assim, veja quais são as oportunidades de potencializar o aprendizado no mercado gamer:

 

Os jogos podem ser incluídos no ensino, potencializando o aprendizado. Trata-se de formas estratégicas que garantem atingir o sucesso na educação. Os jogos podem ser utilizados em diferentes áreas de conhecimento, como matemática, inglês, física e outros. 

 

Existem maneiras de utilizar as estratégias de gamificação para ensinar os colaboradores de uma empresa. Atualmente, os jogos estão presentes na maioria dos setores corporativos. As empresas são, inclusive, o segundo maior produtor de games na indústria. 

 

Como você percebeu, existem diferentes setores para atuar dentro do mercado gamer. E, além disso, diferentes áreas de atuação podem utilizar as estratégias de jogos para garantir melhores resultados. 

Quais são as áreas de trabalho para quem deseja trabalhar no mercado gamer?

Se você tem certeza que deseja ingressar no setor gamer, saiba que existem diversas oportunidades para você! 

 

Descobrir quais são as principais áreas de atuação no mercado gamer pode auxiliar a conhecer mais sobre o ramo. E, assim, descobrir se o trabalho será desenvolvido em grupo ou individualmente. 

 

Veja, a seguir, as principais áreas de trabalho para você que deseja ingressar no mercado de games: 

 

  1. Game Developer: Esses profissionais são responsáveis por desenvolver a programação a partir de um design. A partir de estudos, é possível aplicar diferentes linguagens e ferramentas para o desenvolvimento dos jogos. 

 

  1. Game Designer: O objetivo desses profissionais é criar uma narrativa e escrever o roteiro para entregar ao time de game developer. São eles os responsáveis por criar regras, etapas, contextos, obstáculos e outros itens que levam os jogadores a vencer o jogo. 

 

  1. Game Tester: São eles os responsáveis por testar os jogos exaustivamente. Também são eles que dão o aval aos técnicos para liberar os jogos para a comercialização. 

 

  1. Marketing: Eles irão criar diferentes estratégias mediante o lançamento do game. Sendo assim, são responsáveis pela criação das promoções, vendas e outros métodos para que o jogo alcance o público alvo. 

 

  1. Produção Executiva: São eles os responsáveis por realizar a captação de novos recursos para viabilizar o comércio do game dentro do mercado. 

 

Vale ressaltar que se o seu objetivo é ingressar em uma função no mercado de games, essas não são as únicas funções disponíveis. Verifique mais opções, como a de streamer e comércio de acessórios e escolha aquela que mais se adequa a você! 

 

 

Compartilhe no Whatsapp