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Leliane Andrade

Autor: Leliane Andrade

Não basta ter um produto bom. O rótulo precisa estar à altura se você quiser vender mais!

9/7/2021 - São Roque - SP

 

Tem empreendedor que passa perrengue para vender seus produtos e muitas vezes acha que é porque não sabe divulgar nas redes sociais. Só que nem sempre a dificuldade em vender está na falta de divulgação… Muitas vezes está em um atendimento ruim, em um produto que não é tão bom ou então que até pode ser bom, mas não tem um apelo visual forte. Eu vou falar muito sobre divulgação através do Marketing Digital, mas hoje quero falar de rótulos. Se você quer vender mais, definitivamente precisa caprichar nos rótulos dos seus produtos. Este artigo é sobre o papel que o rótulo tem na venda de um produto e eu vou começar usando o exemplo de quem produz geléias.

Veja a foto abaixo:

Olhando para a foto, sabemos que são geleias artesanais, mas não conseguimos definir quais são os sabores e nem se são do mesmo produtor ou de diferentes fabricantes. O apelo visual é zero, não estimula o ato da compra, concorda?

Agora, veja abaixo:

Os preços das geleias acima variam entre R$ 20,00 e R$ 40,00 e é claro que existem muitos fatores que influenciam no preço. Para o consumidor que está na frente de uma prateleira cheia de opções que ele ainda não conhece, existem dois fatores decisivos para a compra: o preço e o apelo visual. Se ele está procurando a geléia mais barata, é bem provável que não preste muita atenção ao visual do rótulo. Mas se ele está buscando um produto diferenciado, o preço não vai ser tão relevante e o fator decisivo para a compra é justamente o apelo visual que o produto apresenta. E mesmo entre os produtos “premium”, existirá variação de preços e certamente isso vai pesar na decisão de compra. Nem sempre a geléia mais cara vai ser a mais saborosa e com certeza um rótulo atraente vai pesar muito na decisão de quem está comprando um produto pela primeira vez.

O rótulo é o grande responsável por trazer as informações que o consumidor precisa saber, mas a sua maior responsabilidade está em atrair o olhar do consumidor e fazer com que seu produto se destaque em meio a tantas opções. Ele ajuda ainda a potencializar o conceito de valor na mente do cliente através de um texto bem trabalhado que mostra os diferenciais que o produto apresenta, como por exemplo: “geléia artesanal”, “orgânica”, “receita exclusiva” e outros atributos que são valorizados pelos consumidores.

Um rótulo de alimento deve deixar o consumidor absolutamente confortável em relação aos processos e procedência do produto, contendo todas as informações necessárias e ainda ser agradável e chamativo. E quando eu falo chamativo, não estou querendo dizer que você deva usar cores fortes ou letras enormes. Eu me refiro à harmonia que tem que existir entre o conceito que você quer transmitir e o que de fato seu rótulo ou embalagem está mostrando. Se a intenção é posicionar seu produto com uma imagem mais “da roça” por exemplo, usar um cordão de sisal ou uma tampa com tecido faz todo o sentido. Mas se você quer posicionar seu produto com um apelo mais sofisticado, usar cores mais sóbrias combina muito mais. O importante é definir um posicionamento e usar todos os elementos necessários para consolidar a imagem que você quer transmitir ao cliente. E principalmente, você precisa conhecer este cliente que está tentando atrair.

Como criar um rótulo de alimentos atrativo

A primeira recomendação é contratar um designer que seja especializado no desenvolvimento de rótulos. Ele vai saber traduzir todos os conceitos da sua marca em um rótulo que chame a atenção do seu cliente. Eu sei que para quem está começando pode ser um custo elevado, mas ainda assim afirmo sem medo de errar: vale a pena. Veja isso como um investimento que vai retornar em mais vendas futuramente. Além do mais, para quem quer comercializar em uma escala maior, colocando seus produtos em pontos de vendas, é necessário prestar atenção à legislação e criar seus rótulos da maneira certa. As multas são bem pesadas e o prejuízo pode ser muito maior!

Mas se você está começando e ainda não pode investir em um rótulo profissional, ainda assim precisa de um rótulo (por mais simples que seja). Aí vão algumas dicas para você mesmo criar o rótulo do seu produto, mas lembre-se: assim que puder, invista em uma criação profissional.

– Use o Canva para criar seus rótulos. É um serviço online super intuitivo e no plano gratuito você consegue fazer coisas incríveis. Tenho certeza que você vai conseguir criar um rótulo simples e bonito para o seu produto e que inicialmente vai te ajudar a vender muito mais para que você possa contratar um profissional para te ajudar.

– Cuidado na escolha das letras. Quanto mais fácil for a leitura, melhor! Vale também para o tamanho da fonte que você está usando e para as cores que compõem seu rótulo. Nada de colocar texto com letra fininha em cima de fundo escuro. Na hora de imprimir fica péssimo.

– Atenção na hora de organizar as informações. Lembre-se que um rótulo bagunçado dificulta a leitura e o consumidor pode simplesmente desistir de tentar entender o rótulo e partir para outro produto.

– O menos é mais. Não deve faltar nenhuma informação importante, mas seu rótulo não precisa ser carregado de informações que façam com que ele fique poluído.

– A escolha do material para a impressão dos seus rótulos é importante. Você precisa levar em consideração o transporte, o armazenamento e também se o seu produto precisa ficar refrigerado ou não. Hoje você tem opções para imprimir em pequenas quantidades em materiais que são à prova de água e umidade e tem uma apresentação melhor. Invista nisso!

– Valorize seu produto artesanal com elementos rústicos. Um papel rústico para a embalagem, uma tag ou um cordão de sisal podem dar um toque especial na apresentação e traz mais valor ao produto.

E atenção: Pense grande. Se você está apenas começando e ainda faz a sua produção na cozinha da sua casa, não importa. Um bom produto é um bom produto, e você verá suas vendas aumentar aos poucos. Mas um bom produto bem embalado e com um rótulo para alimentos que ajude a valorizar o conteúdo tem um valor agregado muito maior, e é aqui que você pode descobrir a chave para cobrar o valor adequado e que permita que sua produção cresça cada vez mais. Portanto, por “menor” que você seja no ramo, um bom produto aliado a uma boa embalagem será a chave para o seu sucesso. Acredite!

A produção de geléias foi o exemplo que eu usei para ilustrar a importância do rótulo de um produto para as vendas, mas as informações deste artigo valem para qualquer tipo de produto alimentício artesanal.

Espero que você tenha gostado e até o próximo artigo!

Leliane Andrade

 

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