ColunistasCOLUNISTAS

Leliane Andrade

Autor: Leliane Andrade

Ninguém curte seus posts ou visualiza seus Stories no Instagram? Você pode ter caído no Shadowban!

15/7/2021 - São Roque - SP

De repente ninguém mais está visualizando seus Stories, ou curtindo seus posts no feed? Estou falando de ZERO curtidas e ZERO visualizações tá? Se apenas tiver diminuído a quantidade de interações, pode ser que o Instagram esteja passando por alguma alteração na plataforma ou pode ser que seus posts precisam melhorar mesmo. Ahahaha! Mas brincadeiras à parte, se você notou que ninguém mais interage com seus posts, é bem provável que você tenha caído no Shadowban: a geladeira do Instagram. De forma resumida, é quando o Instagram penaliza sua conta deixando de mostrar seus posts para quem ainda não te conhece e diminui a sua exposição para quem já te segue. Por um tempo você literalmente fica invisível dentro do Instagram, e isso normalmente acontece porque você pode ter violado alguma das regras da plataforma. Ou até pode ser que você nem tenha violado nenhuma regra, mas o Instagram confundiu suas atividades com algum tipo de automação. Existem algumas coisas que você pode estar fazendo sem perceber, e aí vai uma lista de coisas que podem causar o Shadowban na sua conta: 

- Usar qualquer tipo de automação na sua conta – seja para agendar seus posts, seja para ganhar mais seguidores, ou qualquer outro tipo de automação. Ainda que o serviço que você utiliza seja homologado pelo Instagram, você corre o risco mesmo assim. É o que aconteceu recentemente com mais de 330.000 clientes do MLabs (plataforma de agendamento), que de uma hora para outra tiveram seus posts deletados das suas redes sociais. O problema foi resolvido parcialmente, mas ainda hoje os clientes estão sem muitos dos recursos. Para programar seus posts o ideal é usar o Business Suite, do próprio Facebook. 

- Cuidado com os aplicativos que você conecta ao seu Instagram. Às vezes parecem inofensivos, como estes que você consegue fazer seu avatar, porém, nem todos são confiáveis e se o Instagram entender como uma atividade suspeita, sua conta pode ser até bloqueada (que é pior do que o Shadowban). 

- Seguir ou deixar de seguir muitas contas ao mesmo tempo. O Instagram não informa qual é o limite seguro para esta atividade, mas algumas plataformas como a Nuvemshop afirmam que é seguro seguir até 500 novas contas por dia, respeitando a quantidade de seguir 30 contas a cada 5 minutos. Particularmente eu acho bem agressivo este número e não arriscaria. Funciona da mesma forma com a atividade de deixar de seguir contas. 

- Curtir vários posts em seguida em outros perfis pode ser considerado como Spam pelo Instagram. 

- Da mesma forma, deixar muitos comentários em seguida em posts de terceiros também pode ser considerado como Spam. 

- Com as hashtags é preciso prestar muita atenção. Existe uma lista de palavras que são proibidas, e se você usá-las é bem possível que caia no Shadowban. Algumas destas palavras: sextou, pornfood, whatsapp, etc. A lista completa das hashtags proibidas está no meu canal do Telegram, é só clicar aqui para ter acesso. Evite também usar sempre as mesmas hashtags e use no máximo 9 por post. O limite é de até 30 hashtags, mas se você usar esta quantidade, além do post ficar horrível, o Instagram pode colocar você em shadowban por considerá-lo um spammer. 

- Publicar muitos posts por dia no feed também fazem parecer que você é um spammer. Nos Stories a coisa é mais tranquila e não existe um limite, então fique à vontade para fazer vários Stories, mas seja moderado no feed. 

- Publicar todos os dias exatamente no mesmo horário também pode levar o Instagram a entender que você usa algum tipo de automação e pode te dar problemas. 

- Sorteios são bem perigosos dentro do Instagram. Além de apresentarem regras específicas (que quase ninguém segue), pode provocar uma movimentação incomum no seu perfil e trazer problemas para você. 

- Grupos de troca de curtidas são outro problema. Além de não agregar nada no seu perfil, trazendo um público que não tem nada a ver com possíveis clientes para você, ainda te coloca em risco. 

E agora que você já sabe tudo o que pode fazer com que o perfil do seu negócio caia no Shadowban do Instagram, quero te convidar a assistir o vídeo que está lá no meu canal do Youtube. Nele eu mostro como você pode ter certeza de que realmente está com este problema e também ensino o que você precisa fazer para sair do Shadowban e recuperar sua conta. Para assistir é só clicar na imagem abaixo:

 

 

Espero que você tenha gostado e até o próximo artigo!

 

Leliane Andrade

 

 

 

 

Siga nossas redes sociais:

 

 

 

                                                                                                                

 

 

 

Você pode contar comigo na estratégia do seu negócio. Se precisar,  é só abrir uma conversa pelo whatsapp clicando no link: 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp