ColunistasCOLUNISTAS

Leliane Andrade

Autor: Leliane Andrade

6 canais de Marketing indispensáveis para Restaurantes, Hamburguerias e outros negócios de alimentação

31/7/2021 - São Roque - SP

Pergunta rápida: você está satisfeito com o seu faturamento? Se você respondeu SIM, nem precisa continuar a leitura deste artigo. Mas se você acha que suas vendas precisam melhorar, fica comigo até o final. Quero te mostrar quais são os 6 canais que realmente funcionam para atrair mais clientes para você que tem um restaurante, hamburgueria ou outro tipo de negócio de alimentação presencial.

 

Eu vejo muito empreendedor se dando mal por colocar todo o seu esforço só na divulgação pelo Instagram. Apesar de ser um dos principais meios para chegar até novos clientes, o Instagram é apenas uma das ferramentas de Marketing que você pode usar. E pior ainda é achar que ficar postando todos os dias já é o suficiente para atrair novos seguidores e aumentar o fluxo de clientes no seu salão ou o número de pedidos no seu delivery. Aí chega no final do mês e você se sente frustrado por ter feito tanto esforço e não ter tido o resultado que você esperava.

 

É importante frisar que Marketing é um trabalho de construção que leva tempo, paciência e persistência. E eu falo isso porque muitas vezes o cliente chega pra mim com a corda no pescoço achando que em um mês de trabalho vai conseguir reverter situações que muitas vezes já estão críticas há bastante tempo e não é assim que funciona. O primeiro ponto importante nem é sobre Marketing Digital. É sobre você e o seu negócio. Você tem que estar confiante de que o que você oferece para o seu cliente é realmente o melhor que você pode oferecer. Comida deliciosa, serviço de primeira, atendimento excepcional. Tudo isso é básico, mas muitas vezes, a raiz do seu problema pode estar nesses pontos, enquanto você está achando que o problema é a falta de divulgação. Então, partindo do princípio de que o seu trabalho é impecável, vamos falar de mais algumas coisas fundamentais: você precisa saber quem é o cliente que você quer atrair, saber o que esse cliente valoriza e como é que você vai chegar até ele. Além disso, conhecer a sua concorrência e como está o seu mercado também é fundamental.

 

E considerando que você já domina todos esses pontos, agora sim eu vou falar de que forma o Marketing Digital vai ajudar você a trazer mais clientes para dentro do seu local.

O segredo aqui é mesclar diversos canais, e eu vou falar dos seis canais que realmente funcionam para você:

 

1 - Redes Sociais

2 - Anúncios patrocinados

3 - Google Meu Negócio

4 – Site

5 - Guias locais ou sites de avaliações

6 – Influenciadores

 

Vou começar pelas redes sociais, o primeiro canal de marketing que funciona para você.

 

Não adianta só ter uma conta de Instagram e uma fanpage no Facebook, se você não entender que tipo de estratégia funciona nestas redes. Eu não vou me alongar muito neste assunto, porque estou para fazer um vídeo explicando um pouco mais como funciona o alcance e o engajamento dessas redes sociais. Mas só para você entender um pouco, no Facebook o alcance orgânico praticamente não existe mais e não tem muito o que você possa fazer. Já no Instagram, o alcance orgânico está caindo cada vez mais, mas existem algumas estratégias para ajudar o algoritmo e fazer com que suas publicações cheguem para mais pessoas.

 

E não dá para apostar só nas redes sociais de forma orgânica, principalmente se você tiver pressa de resultados. Elas funcionam, mas a construção de público feita de forma orgânica demora muito mais tempo e exige um esforço muito maior da sua parte. É fundamental que você tenha um conteúdo de qualidade, mas você também vai precisar investir em anúncios patrocinados. É o segundo canal sobre o qual eu quero falar.

 

Os anúncios patrocinados são importantes porque trazem um público qualificado de forma muito mais rápida, e existem diferentes tipos de objetivo nessas campanhas. Por exemplo, você sabia que dá para anunciar apenas para pessoas que estão em um raio de 10km de distância de onde você está? Ou então, que você pode fazer com que o seu anúncio apareça apenas para pessoas com os mesmos interesses de quem já te segue dentro do Instagram? Resumindo, dá para fazer coisas incríveis sem gastar muito, mas tem que ser feito do jeito certo. Sabe aquele botão promover publicação? então, esquece ele. É um excelente jeito de jogar dinheiro fora, já que você não consegue definir os parâmetros certos pra fazer uma campanha adequada. Resumindo, mesclar um conteúdo de qualidade com campanhas de anúncios patrocinados é a maneira mais rápida de crescer dentro do Instagram e as duas coisas se complementam.

 

Agora, o terceiro canal que eu quero falar é o Google Meu Negócio. É simplesmente indispensável para quem atende presencialmente, é gratuito e é uma excelente fonte de referência para novos clientes que ainda não te conhecem. Por isso, se você ainda não configurou o seu, faça isso o quanto antes. E se você já tem, mantenha sempre atualizado e incentive seus clientes a te avaliarem por lá. Coloque todas as informações sobre o seu negócio de uma forma atrativa, caprichando no texto e nas imagens, tanto dos pratos, quanto do local. Ter o Google Meu Negócio é obrigatório para quem atende presencialmente, principalmente se você não tiver um site, que é o quarto canal de Marketing Digital que eu vou falar.

 

Ter um site para o seu restaurante é importante por diversos motivos: primeiro de tudo, porque você transmite muito mais profissionalismo para quem ainda não te conhece. Além disso, você não fica dependente apenas das redes sociais para atrair novos clientes. E por último, você consegue anunciar pelo Google Ads e ainda pode usar seu site para melhorar a performance dos anúncios que fizer dentro do Instagram e Facebook. Quer um exemplo: você pode fazer uma promoção apenas para pessoas que já visitaram seu site, ou seja, pessoas que já tiveram contato com você e que tem um potencial maior para se tornarem novos clientes. E nem tem desculpa para você não ter um site. Dá até para fazer um site simples pelo Google mesmo, lógico que bem mais simples, mas já é um ponto de partida pra você. Ah, uma coisa importante para quem já tem site: não deixe ele abandonado tá? Mantenha sempre atualizado, coloque sempre novos conteúdos para que as pessoas continuem tendo vontade de visitar seu site para ver as novidades.

 

O quinto canal são os guias locais e sites de avaliação. Se você mora em uma cidade grande, faça uma pesquisa de guias que sejam interessantes para que você esteja presente. Em São Paulo por exemplo existem guias por regiões e até mesmo guias de bairros, então é importante avaliar a relação custo/benefício. Peça um press-kit e veja se vale o investimento. Já para cidades pequenas, estar nestes guias é fundamental, principalmente se forem cidades turísticas. Estes guias costumam ajudar muito na visibilidade dentro do Google, porque normalmente estão otimizados e conseguem um bom ranqueamento nas pesquisas e se você estiver constando no Guia, pode aparecer nos resultados das buscas do Google. E os sites de avaliação como o Trip Advisor ou Foursquare também são muito importantes, já que muitas vezes as pessoas buscam a opinião de outras pessoas antes de irem a um local pela primeira vez.

  

O sexto e último canal de Marketing que eu considero importante são os influenciadores. Este tipo de estratégia funciona bem desde que o perfil dos influenciadores esteja alinhado à imagem do seu negócio, então é preciso avaliar bem antes de contratar. Existem influenciadores de diferentes portes, que tanto podem trazer clientes de outras localidades, quanto micro-influenciadores da sua cidade que trarão um público que já está próximo a você. Tudo depende do seu objetivo e do quanto você está disposto a gastar neste tipo de ação. Lembre-se que o retorno que um influenciador traz é instantâneo, então esteja preparado para atender público que chega, tanto nas redes sociais, quanto em possíveis pedidos no seu delivery.

 

Resumindo, estes são os seis canais de Marketing Digital que realmente trazem resultados interessantes para restaurantes, hamburguerias, bares ou qualquer outro negócio de alimentação presencial e eu posso te garantir uma coisa: se cada canal desses for utilizado de forma separada, vai ser difícil você conseguir um resultado satisfatório. Mas se você souber usar todos em conjunto e com estratégia, o sucesso é garantido na divulgação do seu negócio!

 

Espero que você tenha gostado! Me siga também pelas redes sociais e se precisar de uma força aí no Marketing do seu negócio, é só me chamar!

 

 

Leliane Andrade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga nossas redes sociais:

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                

 

 

 

 

 

 

 

Você pode contar comigo na estratégia do seu negócio. Se precisar,  é só abrir uma conversa pelo whatsapp clicando no link: 

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp